Automobilismo FórmulaF3

F3 – Roberto Faria confirma participação no Campeonato Asiático de F3 como piloto da Motorscape

As cincos etapas do torneio serão realizadas de 29/1 a 20/2 nas cidades de Dubai e Abu Dhabi.

Depois de encerrar um ano de muita evolução competindo na F4 e F3 Britânica, Roberto Faria abre a temporada 2021 estreando no Campeonato Asiático de F3. O jovem piloto carioca de 17 anos irá competir pela Motorscape em todas as cinco etapas, que vão de 29 de janeiro a 20 de fevereiro nos Emirados Árabes Unidos. Na sequência, Roberto irá retornar à Inglaterra para se preparar para a F3 Britânica, onde segue sendo piloto da Fortec Motorsport.

“O ano passado foi um ano atípico para todo mundo e eu ainda mudei de categoria no meio do campeonato. A adaptação precisou ser rápida e isso foi fundamental para o meu desenvolvimento. Sou movido a desafios, foi assim em 2020 e é assim que estou encarando minha participação num campeonato de alto nível como é o asiático. Vou lá para aprender para chegar mais forte para uma temporada completa na F3 Britânica”, comenta Roberto Faria.

Um dos fatores que contribuiu para a confirmação de Roberto no campeonato asiático foi o atual lockdown na Inglaterra. Até então, as aulas na Buckswood School, em Hasting, onde cursa o equivalente ao Ensino Médio do Brasil, iriam retomar presencialmente no dia 5 de janeiro. Já que as aulas estão sendo online, foi possível incluir essa competição na agenda de compromissos do piloto e estudante de apenas 17 anos.

O torneio asiático é o mais forte já disputado por Roberto. Essa é uma escolha coerente na breve carreira do piloto. Historicamente, Faria costuma ser um dos mais jovens – quando não o mais jovem – nas categorias em que compete. E em Dubai e Abu Dhabi não será diferente. Como o Campeonato Asiático é curto e não concorre com a agenda dos outros – como a própria F3 Britânica – , alguns pilotos aproveitam para treinar e angariar pontos para a superlicença.

“Meu foco ainda não é pontuar para a superlicença. Se rolar, é claro que será bem-vindo. Meu objetivo na Ásia é ser desafiado, pegar um carro forte, estar ao lado de pilotos mais experientes… já vi alguns nomes confirmados de F2, por exemplo… e levar todo esse aprendizado para minha primeira temporada completa na F3 Britânica”, afirma.

Roberto terminou a temporada 2020 da F3 Britânica em 14º lugar, totalizando 152 pontos e competindo apenas em quatro das sete etapas, sendo que na última conquistou um pódio inédito (P2) em Silverstone. Neste ano, a meta é ficar entre os três primeiros na classificação geral.

Confira o calendário do Campeonato Asiático:

  • 1ª etapa: 29 e 30/01 | Dubai
  • 2ª etapa: 04 e 05/02 | Yas Marina Circuit (Abu Dhabi)
  • 3ª etapa: 06 e 07/02 | Yas Marina Circuit (Abu Dhabi)
  • 4ª etapa: 12, 13 e 14/02 | Dubai
  • 5ª etapa: 19 e 20/02 | Yas Marina Circuit (Abu Dhabi)

Histórico de conquistas:

Roberto Faria começou no futebol como quase todo menino brasileiro, chegou a ser Campeão Brasileiro Sub09, pela CBF7, e campeão do Go Cup Sub10, em 2014. Ao longo de toda sua trajetória, o maior objetivo sempre foi o seu desenvolvimento constante, ainda que isso lhe custasse ser o mais novo ou um dos mais novos atletas nas categorias em que participava.

Com 10 anos ingressou no kart, participando de quatro temporadas completas. Em 2015 foi campeão carioca na Categoria Cadete. No ano seguinte, já na Júnior Menor, foi vice-campeão paulista e da Copa do Brasil e bicampeão carioca.

Em 2018, já como tricampeão carioca, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na Copa do Brasil e na temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.

Depois de um ano e meio na Fórmula 4 Britânica, onde era o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral com 99 pontos, Roberto migrou, em setembro de 2020, no meio da temporada para a F3 Britânica. Meia temporada de experiência foi o suficiente para que na última corrida, em Silverstone, Roberto garantisse seu primeiro pódio campeonato, terminando em segundo lugar num dos circuitos mais tradicionais do automobilismo.

Pela F3 Britânica, Roberto Faria é atleta da equipe Fortec Motorsport e patrocinado pelo Go Cup, maior campeonato de futebol infantil do mundo.

Fonte: DL Com.

Foto: Jakob Ebrey

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X