Rally – Bom começo de Dakar para Guiga Spinelli e Youssef Haddad na Arábia Saudita
Maior rali do mundo teve início hoje em Jeddah com a disputa do prólogo, que definiu a ordem de largada dos mais de 320 competidores para a primeira etapa amanhã
Agora é oficial: o Dakar 2021 teve início neste sábado, 2 de janeiro, com a disputa do prólogo, que define a ordem de largada dos 321 veículos que participam do maior rali do mundo, com mais de 7.600 quilômetros na Arábia Saudita. Com a disputa em um circuito de 11 km nos arredores de Jeddah, os representantes do Brasil na categoria carros, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, destacaram um bom início para esta que será a nona participação do time brasileiro no Dakar.
“O prólogo era fora de estrada, rio seco, uma novidade para nós depois de muitos anos. Vale lembrar que o set up do carro também é novo para gente, bem diferente do que andamos em 2017. Então o resultado foi ótimo considerando que optamos por um ritmo bem conservador e que ‘sobrou’ bastante carro e performance nossa, ainda longe do limite”, diz Guiga, citando a 24a colocação entre os carros hoje, com o tempo de 6 minutos e 19 segundos, a 31s do primeiro colocado.
“Estamos largando em uma posição razoável, ainda mais considerando que neste primeiro dia vamos enfrentar muitas estradas de terra, com trechos de areia e cascalho. Foi um bom começo de Dakar e de entendimento com o novo carro”, diz Guiga, que é patrocinado por BR Distribuidora com a marca Lubrax, iCarros, XP Investimentos, Fairfax Seguradora, Protune, W. Truffi Blindados e Dacar Motorsports.
Em 2021, ele e Youssef disputam a prova com o Mini All4 Racing da tradicional equipe X-raid, sendo companheiros de equipes de lendas do Dakar como Stephane Peterhansel e Carlos Sainz. Hoje, os pilotos e navegadores também participaram da largada promocional em Jeddah.
“Agora começa para valer. É uma emoção única subir a rampa de largada do Dakar e saber de todo esforço do time para que a gente estivesse aqui na edição 2021. Vale lembrar que uma novidade na navegação do Dakar em 2021 é que ela é feita durante todo deslocamento no GPS do carro, e a planilha da prova a gente só recebe 10 minutos antes de largar, o que torna a competição ainda mais desafiadora”, diz Youssef.
Neste ano, a competição será toda na Arábia Saudita e com rígidos protocolos de segurança de saúde e prevenção da Covid-19. Serão 7.646 quilômetros de rali, sendo 4.767 de especiais (trechos cronometrados) e 2.879km de deslocamentos. Após a largada amanhã, o rally passa por Bisha, Wadi Al Dawasir, Riad, Buraydah, Ha’il, Sakaka, Neom, AlUla e Yanbu. A chegada será no dia 15 de janeiro, em Jeddah.
A Fox Sports exibirá todo dia um resumo diário de 30 minutos do Dakar 2021, a partir das 22h30, com os jornalistas Renan do Couto e Thiago Alves.
Fonte: RF1
Foto: Fotop