Automobilismo Off RoadRally

Rally – Território Motorsport fecha sociedade com Rica Suspensão e vai preparar amortecedores de competições

Parceria com a equipe multicampeã vai atender UTVs, motos, quadriciclos, carros e caminhões de ralis e também de outros segmentos.

Com uma trajetória de 21 anos no off-road, a Território Motorsport anuncia sociedade com a Rica Suspensão na preparação de amortecedores para UTVs, motos, quadriciclos, carros, caminhões de rali e outros segmentos. Essa nova sociedade irá atender o mercado nacional e também o da América do Sul.

Tudo começou quando Edu Piano, diretor da Território Motorsport e piloto oito vezes Campeão do Sertões (caminhões, carros e UTVs) preparou alguns amortecedores com a empresa e daí surgiu a ideia de desenvolverem juntos esse componente para competições, inclusive utilizando o laboratório de amortecedores e dinamômetro da equipe em Tatuí (SP).

Além de UTVs, sociedade vai atender motos, quadris, carros e caminhões de rali

“Gostei do trabalho da Rica Suspensão mas vi que ali havia potencial para evoluirmos muito mais e propus uma sociedade. Então unimos a expertise de preparação da Território Motorsport, por meio de nosso laboratório de amortecedores, com a experiência do Ricardo em suspensões. Agora todos os amortecedores preparados, tanto pela Território como pela Rica Suspensão serão feitos nessa nova parceria”, explica Piano que também é preparador de veículos de competições.

Ricardo Tomaz Ferreira comanda a Rica Suspensão desde 1998. Começou com as equipes da Honda, Suzuki e Yamaha e há oito anos vem se dedicando exclusivamente aos ralis. Nos últimos cinco anos trabalhou como chefe de mecânicos em uma equipe campeã e também tem passagem pelo Dakar. “É uma parceria inédita e muito boa que o Edu propôs e estou bem feliz. As suspensões sairão prontas para uso e o piloto não vai precisar fazer mais nada”, afirma Ferreira.

Edu Piano e Ricardo Ferreira selam sociedade

“Além de atender os UTVs da equipe, neste ano, vamos oferecer esse serviço para os pilotos que precisarem destes reparos durante o Sertões e já estamos trabalhando em algumas encomendas”, avisa Piano, que foi o primeiro piloto com origem nos jipes a ser campeão na geral dos carros, em 2015, e segue para a sua 25ª participação consecutiva no Sertões. A 28ª edição será de 30/10 a 7/11 e terá um roteiro de aproximadamente 5 mil quilômetros, entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e mais o Distrito Federal.

Selo exclusivo dos amortecedores: Território Motorsport/Rica Suspensão

“Estarei indo para o Sertões com a Território Motorsport. E, pela primeira vez, como preparador de suspensão e amortecedores e vamos trabalhar para fazer as melhores do rali para todas as equipes que contratarem nossos serviços”, finaliza Ferreira.

Todos os amortecedores receberão um selo de qualidade exclusivo Território Motorsport/Rica Suspensão. Paralelamente estão sendo desenvolvidos outros componentes exclusivos também, como molas.

Sobre a equipe – Com 21 anos, a Território Motorsport, com sede em Tatuí/SP, é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos

Amortecedores em desenvolvimento no laboratório da Território Motorsport (Tatuí)

Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior/Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production).

 

 

Fonte: MSuzuki Com.

Foto: Sanderson Perreira/ Gustavo Epifânio

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X