Automobilismo FórmulaF3

F3 – Desafio Virtual das Estrelas estreia com corridas emocionantes, grid cheio e vitórias de Drugovich

Jovem talento brasileiro da F2 venceu as duas provas em Laguna Seca; rodada dupla de abertura contou com campeões da Stock Car, pilotos internacionais e revelações do kartismo nacional

O Desafio Virtual das Estrelas começou na noite desta quarta-feira com a primeira rodada dupla sendo realizada no circuito de Laguna Seca (EUA) com duas provas emocionantes. Com um grid de 26 pilotos, a etapa foi realizada no formato de rodada dupla e as duas provas tiveram vitória de Felipe Drugovich, da F2, divisão de acesso da F1. Ele também havia cravado a pole position no treino classificatório, dominando a etapa de abertura.

Felipe Drugovich vencedor do Desafio Virtual das Estrelas

O grid da prova foi bastante democrático, contando com destaques brasileiros da F2 (Drugovich), F3 (Enzo Fittipaldi), F4 (Gabriel Bortoleto), Fórmula E (o britânico James Calado), WEC (Felipe Fraga), Stock Car (Daniel Serra, Guilherme Salas, Pedro Cardoso e Nonô Figueiredo), Copa Truck (Beto Monteiro), Porsche (Miguel Paludo), USF-2000 (Dudu Barrichello e Kiko Porto), Stock Light (Edson Coelho), Fórmula Renault (Caio Collet), IMSA (Leo Lamelas), F-3000 (Marcelo Battistuzzi), Sprint Race (Nathan Brito) e kart (Miguel Costa e Enzo Vidmontiene).

As estrelas do automobilismo real enfrentaram também cinco pilotos virtuais, quem estão no top-5 do campeonato Virtual Challenge Sports, que promove o Desafio junto com a agência RF1. A competição utiliza a plataforma “iRacing” com os carros de F3 com set up fixo, a fim de garantir o máximo de equilíbrio na disputa.

Grid corrida 1

O Desafio Virtual das Estrelas será disputado com cinco etapas, toda quarta-feira às 20h, e para as próximas provas deverão estar presente também pilotos da F1, como Felipe Nasr, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Felipe Massa, Indy (Matheus Leist e Felipe Giaffone) e outros campeões de categorias como Stock Car (Marcos Gomes) e Jaguar I-Pace e-Trophy (Sérgio Jimenez).

Dudu Barrichello

“Foi uma grande noite de estreia, reunindo um grid repleto de estrelas e com disputas bem acirradas”, diz Dudu Barrichello. “Conseguimos juntar nomes de muitas categorias diferentes, todas de elite do automobilismo, e todos aceleraram juntos com os pilotos virtuais. Foi realmente incrível”, completou Enzo Fittipaldi.

Felipe Drugovich

Drugovich garantiu a pole com apenas um centésimo de segundo sobre Nathan Brito – o filho de Valdeno Brito também é considerado um dos destaques do automobilismo virtual. A segunda fila teve dois jovens talentos do automobilismo brasileiro que integram programas de talentos da F1: Caio Collet em terceiro (da Renault) e Enzo Fittipaldi o quarto (da Ferrari). Foram 17 pilotos separados por apenas um segundo no grid de 26 pilotos.

Na primeira bateria, Drugovich pulou na frente e dominou desde o início, Suéllio Almeida (piloto virtual) foi o segundo colocado e Edson Coelho (Stock Light) fechou o pódio. Guilherme Salas foi o quarto colocado e Cristiano Bohessef (piloto virtual) completou o top-5. Brito foi o sexto, segundo por Ralph Benitez e Rafael Matta (ambos pilotos virtuais). O top-10 foi completado após uma disputa até o final de Beto Monteiro, tetracampeão da Truck e nono na prova, e Miguel Costa, que também integra um programa de jovens talentos, o da Sauber, ligado a Alfa Romeo na F1.

Grid corrida 2

Na segunda prova desta quarta-feira, houve a inversão do grid entre os 10 primeiros colocados da corrida 1, portanto Miguel Costa largou na pole com Monteiro ao seu lado. A prova mais uma vez teve triunfo de Drugovich, que pulou de 10º para o quarto lugar ainda na primeira volta, fugindo assim das confusões da largada.

O pódio da segunda bateria também contou com Fittipaldi (F3) na segunda posição, após o piloto da FIA F3 ter largado em 13º, e Matta na terceira colocação. Miguel conseguiu segurar a quarta colocação nos metros finais em uma disputa emocionante com Pedro Cardoso (Stock Car), que terminou na quinta posição.

Ainda na segunda bateria, Bohessef foi o sexto colocado, Benitez terminou em sétimo, Edson Coelho concluiu em oitavo, Miguel Paludo (Porsche Cup) em nono e Diego Acebedo (piloto virtual) fechou o top-10.

Felipe Fraga

Outros importantes nomes do automobilismo tiveram bons momentos na prova, mas acabaram fora dos pontos, como os campeões da Stock Car, Felipe Fraga e Daniel Serra, os jovens do automobilismo internacional de base, como Kiko Porto, Dudu Barrichello e Gabriel Bortoleto, e até estrangeiros, como o britânico James Calado, piloto da Fórmula E e campeão das 24 Horas de Le Mans, que foi o convidado internacional da prova.

Também participaram das corridas Bruno Risseto (piloto virtual), Marcelo Battistuzzi (F-3000), Leo Lamelas (IMSA), Nonô Figueiredo (ex-Stock Car), Enzo Vidmontiene (kart), Daniel Balsa (piloto virtual) e Rodrigo Munhoz (piloto virtual).

O Desafio Virtual das Estrelas é organizado por Dudu Barrichello e Enzo Fittipaldi. Inspirados no “Race for the World”, ao longo da competição, o público que acompanha as provas no YouTube e nas redes sociais dos pilotos é encorajado a fazer doações a campanhas como a “USP Vida” (programa da Universidade de São Paulo para fomentar atividades de combate ao Covid-19) e a “Unidos contra Covid-19″, promovida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), dando o caráter beneficente do evento.

Todos os pilotos e organizadores estão promovendo o evento de forma gratuita e trabalhando para arrecadar doações – os links são https://fiocruz.colabore.org/combateacovid19/single_step e https://www.fusp.org.br/usp-vida

Resultado da corrida 1 (top-10):

1 – Felipe Drugovich (F2)
2 – Suellio Almeida (Piloto virtual)
3 – Edson Coelho (Stock Light)
4 – Guilherme Salas (Stock Car)
5 – Cristiano Bohessef (Piloto virtual)
6 – Nathan Brito (Piloto virtual)
7 – Ralph Benitez (Piloto virtual)
8 – Rafael Matta (Piloto virtual)
9 – Beto Monteiro (Copa Truck)
10 – Miguel Costa (WSK Kart)

Resultado da corrida 2 (top-10):

1 – Felipe Drugovich (F2)
2 – Enzo Fittipaldi (F3)
3 – Rafael Matta (Piloto virtual)
4 – Miguel Costa (WSK Kart)
5 – Pedro Cardoso (Stock Car)
6 – Cristiano Bohessef (Piloto virtual)
7 – Ralph Benitez (Piloto virtual)
8 – Edson Coelho (Stock Light)
9 – Miguel Paludo (Porsche Cup Brasil)
10 – Diego Acebedo (Piloto virtual)

Grid completo do Desafio Virtual das Estrelas (corrida 1):

1 – Felipe Drugovich (F2)
2 – Nathan Brito (Sprint Race)
3 – Caio Collet (F-Renault)
4 – Enzo Fittipaldi (F3)
5 – Ralph Benitez (Piloto virtual)
6 – Suellio Almeida (Piloto virtual)
7 – Edson Coelho (Stock Light)
8 – Guilherme Salas (Stock Car)
9 – Bruno Risseto (Piloto virtual)
10 – Pedro Cardoso (Stock Car)
11 – Beto Monteiro (Copa Truck)
12 – Gabriel Bortoleto (F4)
13 – Kiko Porto (USF2000)
14 – Miguel Paludo (Porsche Cup Brasil)
15 – Rafael Matta (Piloto Virtual)
16 – Cristiano Bohessef (Piloto virtual)
17 – Felipe Fraga (WEC e Stock Car)
18 – James Calado (F-E e WEC)
19 – Daniel Serra (WEC e Stock Car)
20 – Eduardo Barrichello (USF2000)
21 – Miguel Costa (WSK Kart)
22 – Diego Acebedo (Piloto virtual)
23 – Leo Lamelas (IMSA)
24 – Marcelo Battistuzzi (F-3000)

25- Nonô Figueiredo (Stock Car)

26- Enzo Vidmontiene (Kart)

Grid completo do Desafio Virtual das Estrelas (corrida 2):
1 – Miguel Costa (WSK Kart)
2 – Beto Monteiro (Copa Truck)
3 – Rafael Matta (Piloto virtual)
4 – Ralph Benitez (Piloto virtual)
5 – Nathan Brito (Sprint Race)
6 – Cristiano Bohessef (Piloto virtual)
7 – Guilherme Salas (Stock Car)
8 – Edson Coelho (Stock Light)
9 – Suellio Almeida (Piloto virtual)
10 – Felipe Drugovich (F2)
11 – Miguel Paludo (Porsche Cup Brasil)
12 – Marcelo Battistuzzi (F-3000)
13 – Enzo Fittipaldi (F3)
14 – Bruno Risseto (Piloto virtual)
15 – Diego Acebedo (Piloto virtual)
16 – Daniel Serra (WEC e Stock Car)
17 – Eduardo Barrichello (USF2000)
18 – Pedro Cardoso (Stock Car)
19 – Enzo Vidmontiene (WSK Kart)
20 – Nonô Figueiredo (Stock Car)
21 – James Calado (F-E e WEC)
22 – Caio Collet (F-Renault)
23 – Gabriel Bortoleto (F4)
24 – Leo Lamelas (IMSA)
25 – Felipe Fraga (WEC e Stock Car)

 

 

Fonte: RF1

Foto:

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X