Automobilismo FórmulaF-Renault

Toyota Racing Series – Com bela manobra na largada, Collet vence primeira prova em Teretonga Park

Brasileiro larga em quarto, assume a liderança ainda na primeira curva e vence com tranquilidade a corrida 1. Mais duas provas serão realizadas neste domingo na Nova Zelândia

Uma semana após vencer a etapa inaugural da Toyota Racing Series, em Highlands Motorsport Park, mas ser punido em cinco segundos por ter simulado um movimento de largada na volta de formação do grid, o brasileiro Caio Collet deu a volta por cima e com uma grande apresentação. Neste sábado (25), na primeira prova em Teretonga Park, em Invercargill, o piloto largou em quarto e numa bela manobra já assumiu a liderança ainda na primeira curva para garantir a vitória.

“O carro estava simplesmente incrível”, comemorou o brasileiro, que também registrou a melhor volta da prova (53s852) no traçado de apenas 2,57 km. “A chance de vencer veio graças à manobra na primeira volta. Foi um pouco arriscada, mas valeu a pena. Estou muito feliz, principalmente depois do fim de semana difícil que tivemos na primeira etapa”, destacou o brasileiro de apenas 17 anos.

Brasileiro no centro com Grégoire Saucy (esq) e Igor Fraga (dir)

Integrante do Renault Sport Academy, Collet dividiu o pódio da corrida 1 com o suíço Grégoire Saucy, que chegou em segundo, e o brasileiro Igor Fraga, que foi o terceiro.

Neste domingo (26), na Nova Zelândia, os pilotos disputam o classificatório para a corrida 3. A segunda prova terá o grid definido pela ordem de chegada na corrida 1 e os oito primeiros invertidos. Portanto, Collet partirá da oitava colocação.

A corrida 2 acontecerá às 11h42 local de domingo (19h42 de sábado no Brasil) e a terceira às 16h06 local (0h06 de sábado para domingo no Brasil).

De quarto para primeiro
Apesar da vitória aparentemente tranquila após a largada, o dia não tinha começado como o planejado pelo brasileiro, que disputa a competição a bordo do carro #23 da equipe mtec Motorsport.

Depois de liderar os testes coletivos de quinta-feira (23) e um dos treinos livres de sexta-feira (24), Collet esperava brigar pela pole no classificatório para a corrida 1. Mas duas bandeiras vermelhas e algumas amarelas acabaram atrapalhando não só o brasileiro, mas os demais pilotos.

“Foi uma tomada muito confusa. Na minha melhor volta, peguei uma bandeira amarela, então tive que reduzir e, no final, só tivemos duas voltas cada um em virtude de um acidente. Terminei em quarto no grid, mas felizmente na corrida deu tudo certo”, lembrou.

Durante a prova, Collet chegou a abrir três segundos de vantagem, mas nas últimas voltas decidiu reduzir o ritmo e poupar o carro para as corridas deste domingo. Mesmo assim, cruzou a linha de chegada mais de um segundo à frente do segundo colocado.

“Desde a primeira volta o carro estava muito bom, consegui abrir uma boa distância e depois, nas últimas cinco voltas, dei uma controlada para ‘salvar’ o carro para a corrida 2. Estou bem feliz com a corrida de hoje e vamos com foco total para amanhã”, finalizou o brasileiro.

Dezenove pilotos disputam a segunda etapa da principal competição de monopostos da Nova Zelândia e que está sendo muito importante para Collet nesta pré-temporada em que o piloto se prepara para correr pelo segundo ano na Fórmula Renault Eurocup, onde foi o melhor estreante em 2019, com 10 vitórias entre os novatos.

No total, a Toyota Racing Series terá cinco finais de semana seguidos de disputas, sempre em rodada tripla. Os chassis e pneus da categoria são os mesmos utilizados na Fórmula Renault Eurocup: FIA F3 Tatuus e pneus Hankook.

O “live timing” das etapas da Toyota Racing Series pode ser acompanhado pelo site www.race-monitor.com e as corridas em livestream no www.motorsport.com.br .

Os 10 primeiros na corrida 1 em Teretonga:
1. Caio Collet (Bra) mtec Motorsport 20 voltas em 19min33s583
2. Grégoire Saucy (Sui) Giles Motorsport + 1.103
3. Igor Fraga (Bra) M2 Competition + 1.499
4. Franco Colapinto (Arg) Kiwi Motorsport + 2.925
5. Ido Cohen (Isr) M2 Competition + 7.530
6. Liam Lawson (NZl) M2 Competition + 7.712
7. Lirim Zendeli (Ale) Giles Motorsport + 8.513
8. Emilien Denner (Din) M2 Competition + 9.620
9. Petr Ptacek (CZe) mtec Motorsport + 10.340
10. Jose Blanco (PRi) Kiwi Motorsport + 14.080
Veja o resultado completo: https://www.toyota.co.nz/globalassets/toyota-racing-website/toyota-racing-series/calendar-and-results/2020/round-2/trs2020_rd2_race-1.pdf

Castrol Toyota Racing Series / Próxima Etapas:
24-26 Janeiro: Teretonga Park, Invercargill – Spirit of a Nation Cup
1-2 Fevereiro: Hampton Downs Motorsport Park, Waikato – Denny Hulme Trophy
7-9 Fevereiro: Pukekohe Park, Pukekohe – New Zealand Motor Cup
15-16 Fevereiro: Manfeild Circuit Chris Amon, Feilding – New Zealand Grand Prix

 

 

Fonte: FGCom

Foto:  Toyota Gazoo Racing

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X