Rally – Paulista Off-Road: uma final que teve de tudo um pouco
A cidade de Taubaté foi a sede da decisão do campeonato Paulista Off-Road, em um rali que teve quase quatro horas de duração e deixou os competidores com gostinho de quero mais
Piso seco e batido que levantou poeira, poças de lama e terreno liso que fizeram os carros escorregarem… Por entre curvas, trechos de subidas e descidas e, diversos laços, pilotos e navegadores travaram uma das disputas mais acirradas da temporada 2019 do Paulista Off-Road. A sexta etapa do campeonato foi realizada neste último sábado (07), na cidade de Taubaté (SP) e definiu os campeões do ano. No grid, 71 carros nas categorias Super Máster, Graduados, Turismo, Turismo Light e Suzuki Off-Road.
O diretor geral do evento, Clayton Prado, desenhou uma planilha de 115 quilômetros, com 88 quilômetros navegados. Além de Taubaté, o roteiro passou pelo município de Caçapava Velha e utilizou as estradas de algumas fazendas de eucaliptos da região. O “grand finale” ficou por conta da famosa pista da CBA, que nesta etapa do Paulista, teve 62 cruzamentos e 50 minutos de prova. “Esbanjamos nos laços e pegadinhas e, com as médias justas de velocidade, pilotos e navegadores tiveram momentos de adrenalina para não errar o caminho e manter a média de velocidade exigida. Os navegadores não ficaram um segundo sequer sem cantar uma referência e os pilotos tiveram de ter muita habilidade nas manobras de curvas e retomadas de aceleração”, declarou Prado.
Firmes e fortes na decisão
A largada do primeiro carro foi autorizada às 9h. A chuva ameaçou, mas no dia do rali, o Sol estralou forte e, em boa parte do percurso, o chão secou. Isso proporcionou um certame com diversos tipos de obstáculos e experiências diferentes a cada setor percorrido.
“A prova estava técnica e rápida, com referências curtas e muitas mudanças de médias de velocidade e de direção (algo de 10 / 20 metros umas das outras). A parte na pista da CBA foi sensacional e separou os ‘homens dos meninos’”, contou o navegador César Pereira, que compete ao lado do piloto Marcio Agostinho.
A sexta etapa da competição foi crucial para a definição do título, então, as equipes que estavam no páreo não mediram esforços para subir no lugar mais alto do pódio desta sexta etapa. Na categoria Super Máster, os vencedores foram Ednilso Leonel Borguezani e Marcos Evangelista, seguidos por Waldir Hudson Barbosa e Maria Eveli Giani Barbosa, e os irmão Marcos e Marcelo Bortoluz, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Na categoria Graduados, as meninas Paula Breves e Vilma Rafael ficaram em primeiro lugar, com Juliano Meira e Rafael Martin Benavides, na segunda posição, e Kleber Santana e Fernanda Santana, em terceiro.
Pela Turismo, Amarildo Senke e Rodrigo Silva foram os melhores, seguidos bem de perto (com apenas um ponto de diferença), por Osvaldo Prezotto e Nathalia Graciano, na segunda posição, e Raul Damasio Perillo e Débora Luiz Gonçalves, em terceiro lugar.
A dupla Paulo Silvestre Tavares e Elisabete Gomes Tavares foi a mais regular pela Turismo Light e, após três anos no off-road estreou no topo mais alto do pódio. “Há algum tempo buscamos esse resultado, e sempre batemos na trave. Mantivemos o foco, mudamos a forma de nos comunicarmos dentro da disputa e de como cantar a referência. Deu certo”, disse Elisabete. Na segunda posição, ficaram André Valdir Pantuzi e Renata Amaral Fonseca Pantuzi, e na terceira colocação, Roberto Rocha Dias e Diego Fabiano do Nascimento.
Pela primeira vez disputando o Paulista Off-Road, o piloto Fernando Watacabe e a navegadora Lívia Zignago fizeram uma estreia em grande estilo e já mandaram um recado para os concorrentes da categoria Suzuki Off-Road: eles venceram a etapa. “No começo, estávamos nervosos, pois a prova tem um ritmo diferente ao que estamos habituados. Neste campeonato, a ‘pegada’ é diferente”, salientou Watacabe. “Não esperávamos por esta vitória, já estaríamos satisfeitos se ficássemos entre os cinco melhores, mas sermos os primeiros foi incrível. A minha navegadora foi fundamental para conquistarmos esse resultado”, completou. Eles foram seguidos por José Eleutério da Fonseca e Eleutério de Moraes da Fonseca, em segundo, e Manuel Nunes e Eliane Nunes, em terceiro.
E os campeões Paulista de 2019 são…
Somados os pontos da sexta etapa, os campeões do campeonato Paulista Off-Road 2019 foram anunciados. Pela categoria Super Máster, os paranaenses Ednilso Leonel Borguezani e Marcos Evangelista levaram o troféu para casa. “Contamos com a sorte e competência da dupla. É bom estar em São Paulo, o pessoal daqui tem alto nível de competitividade. As provas do Paulista são excelentes, aprendemos bastante e, com isso, nós evoluímos e saímos da zona de conforto”, comemorou Evangelista. Os vice-campeões foram Waldir Hudson Barbosa e Maria Eveli Giani Barbosa.
Na Graduados, soltaram o grito de campeão Juliano Meira e Rafael Martin Benavides. “Essa sensação é maravilhosa. Nós estudamos bastante durante o ano e com dedicação participamos de várias provas para adquirir experiência. Para 2020, novos desafios virão”, apontou o navegador Benavides. Os vice-campeões foram pai e filho, Almir e Marcelo Novaes.
E por fim, o casal Daniel Manse e Mirella Kurata conquistou o título da categoria Turismo. “Depois de dez anos, finalmente, somos os vencedores de um campeonato, e de um evento que tanto amamos. Estamos felizes, porém, com aquele frio na barriga de entrar para uma categoria mais competitiva, pois agora subiremos para a Graduados”, disse Mirella. “Começamos a temporada focados e determinados a ganhar, fizemos todas as provas com muita concentração e atingimos o nosso objetivo”, completou Manse. Os vice-campeões foram Antonio Lourenço Piazentin e Jaqueline Urtado Piazentin. As categorias Turismo Light e Suzuki Off-Road não pontuam pelo campeonato.
Fechada a temporada 2019 do Paulista Off-Road, o recesso será de três meses, com retorno às trilhas em 07 de março, com a primeira etapa do campeonato.
Classificação – 6ª etapa
Taubaté (SP)
Categoria Super Máster
1º Ednilso Leonel Borguezani / Marcos Evangelista, 55 pontos
2º Waldir Hudson Barbosa / Maria Eveli Giani Barbosa, 48 pontos
3º Marcos Bortoluz / Marcelo Bortoluz, 43 pontos
4º Daniel Krabbe / Mônica Krabbe, 37 pontos
5º Fábio Rafael Fiorini / Alexandre Martinez, 35 pontos
Categoria Graduados
1º Paula Breves / Vilma Rafael, 50 pontos
2º Juliano Meira / Rafael Martin Benavides, 47 pontos
3º Kleber Santana / Fernanda Santana, 46 pontos
4º Miguel Sono / Rosi Vasconcelos, 39 pontos
5º Alexandre Lopes Chaves / Pedro Donizeti Della Coletta, 37 pontos
Categoria Turismo
1º Amarildo Senke / Rodrigo Silva, 45 pontos
2º Osvaldo Prezotto / Nathalia Graciano, 44 pontos
3º Raul Damasio Perillo / Débora Luiz Gonçalves, 32 pontos
4º Daniel Manse / Mirella Kurata, 32 pontos
5º Antonio Lourenço Piazentin / Jaqueline Urtado Piazentin, 31 pontos
Categoria Turismo Light
1º Paulo Silvestre Tavares / Elisabete Gomes Tavares, 1.587 pontos
2º André Valdir Pantuzi / Renata Amaral Fonseca Pantuzi, 2.584 pontos
3º Roberto Rocha Dias / Diego Fabiano do Nascimento, 4.307 pontos
4º Edmarcio Costa Borges / Renan Kwast, 5.809 pontos
5º Caio Cesar Fingolo / Carlos Henrique Fingolo Júnior, 7.403 pontos
Suzuki Off-Road
1º Fernando Watacabe / Lívia Zignago, 3.004 pontos
2º José Eleutério da Fonseca / Eleutério de Moraes da Fonseca, 5.377 pontos
3º Manuel Nunes / Eliane Nunes, 7.150 pontos
4º Bruno Izario / Nathia Marrafon, 7.925 pontos
5º José Francisco Del Bel Tune / Carlos Bresolin Júnior, 8.238 pontos
Classificação geral – Paulista Off-Road 2019
Categoria Super Máster
Piloto
1º Ednilso Leonel Borguezani, 233 pontos
2º Waldir Hudson Barbosa, 197 pontos
3º Marcos Bortoluz, 188 pontos
4º Daniel Krabbe, 169 pontos
5º José Eduardo Guerra, 162 pontos
Categoria Super Máster
Navegador
1º Marcos Evangelista, 201 pontos
2º Maria Eveli Giani Barbosa, 197 pontos
3º Marcelo Bortoluz, 188 pontos
4º Mônica Krabbe, 169 pontos
5º Marcia Maria Esteves Guerra, 162 pontos
Categoria Graduados
Piloto
1º Juliano Meira, 217 pontos
2º Amir Novaes, 202 pontos
3º Miguel Sono, 202 pontos
4º Alexandre Lopes Chaves, 195 pontos
5º Kleber Santana, 166 pontos
Categoria Graduados
Navegador
1º Rafael Martin Benavides, 217 pontos
2º Marcelo Novaes, 202 pontos
3º Rosi Vasconcelos, 202 pontos
4º Pedro Donizeti Della Coletta, 195 pontos
5º Fernanda Santana, 166 pontos
Categoria Turismo
Piloto
1º Daniel Manse, 251 pontos
2º Antonio Lourenço Piazentin, 208 pontos
3º Osvaldo Prezotto, 187 pontos
4º Amarildo Senke, 182 pontos
5º Reginaldo Rocha Lemos Júnior, 170 pontos
Categoria Turismo
Navegador
1º Mirella Kurata, 251 pontos
2º Jaqueline Urtado Piazentin, 208 pontos
3º Rodrigo Silva, 182 pontos
4º Priscila Lucoves Martins Lemos, 170 pontos
5º Nathalia Graciano, 170 pontos
Fonte: Liberdade de Ideias
Foto: Haroldo Nogueira