Automobilismo FórmulaKart

Kart – Copa Pro Kart: Conheça o regulamento da nova categoria OK que começa dia 18 de maio na KGV

Serão três etapas em rodada tripla na disputa do primeiro campeonato regional da categoria no Brasil. Premiação aos vencedores também é um dos grandes atrativos

Os organizadores da Copa Pro Kart, nova competição da categoria OK Internacional, divulgaram na última semana o regulamento para as três etapas desta primeira edição do evento, que acontecerá dentro da Copa São Paulo de Kart Granja Viana (KGV). A primeira etapa será realizada no dia 18 de maio. As demais também acontecerão na Granja Viana, nos dias 8 e 22 de junho (todas em rodada tripla).

As duas primeiras baterias da etapa terão a duração de 11 km / 10 minutos e a terceira 21 km / 20 minutos. O grid de largada da primeira prova será formado de acordo com resultado da tomada de tempos. Na prova 2, valerá o resultado da segunda melhor volta na tomada para a formação do grid. Na prova 3, o grid será definido pela somatória de pontos nas provas 1 e 2. Caso haja empate na formação do grid da prova 3, o desempate será feito pelo resultado da melhor volta na tomada de tempos. O pódio será determinado pela somatória de pontos nas três provas.

Destinada a pilotos que já tenham completado 15 anos ou mais, a Copa Pro Kart é uma nova iniciativa dos administradores do kartódromo da Granja Viana com o promotor Binho Carcasci, que durante 20 anos realizou a Seletiva de Kart Petrobras. A competição tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da carreira dos pilotos, proporcionando mais aprendizado aos jovens kartistas.

“Pensamos em um regulamento que permita boa quilometragem e que contribua para o aprendizado e desenvolvimento dos pilotos. Por isso, três corridas por fim de semana, com durações distintas, aproximando ainda mais do que é feito na Europa. Nossa missão é criar oportunidade de crescimento para os participantes”, destacou Binho Carcasci.

As baterias 1 e 2 de cada etapa terão pontuação do primeiro ao 15º colocado (17 pontos para o primeiro, 15 para o segundo, 13 para o terceiro, 12 para o quarto, 11 para o quinto, 10 para o sexto, 9 para o sétimo e assim sucessivamente até chegar a 1 ponto para o 15º colocado).

A terceira bateria valerá mais pontos: 1º – 26 pontos; 2º – 23 pontos; 3º – 20 pontos; 4º – 18 pontos; 5º – 16 pontos; 6º – 14 pontos; 7º – 12 pontos; 8º – 10 pontos; 9º – 8 pontos; 10º – 7 pontos; 11º – 6 pontos; 12º – 5 pontos; 13º – 4 pontos; 14º – 3 pontos; 15º – 2 ponto.

O critério de desempate nas etapas da categoria OK será o resultado da terceira bateria. Para a classificação final da Copa Pro Kart será adotado como critério de desempate o maior número de primeiros lugares nas baterias dentro da competição em que ocorreu o empate. Persistindo o empate, o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente.

Ao final das nove corridas, os pilotos poderão descartar uma prova de 11 km ou 10 minutos e uma prova de 21 km ou 20 minutos (não necessariamente na mesma etapa). Se o piloto for desclassificado na vistoria técnica, balança ou por algum motivo desportivo não poderá descartar este resultado.

O piloto que somar mais pontos ao final das três etapas, contando os descartes, será o campeão da Copa Pro Kart. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus. E a premiação ainda tem outros destaques: o vencedor de cada etapa ganhará um dia de teste num carro da Formula Academy Sudam. O campeão geral do evento também terá direito a um dia de teste. Ressaltando que os prêmios serão concedidos uma única vez. Caso o mesmo piloto ganhe mais de um prêmio, este será transferido para o piloto seguinte no ranking do campeonato.

Veja o regulamento completo no link: http://kartodromogranjaviana.com.br/wp-content/uploads/2019/04/ADENDOS-25-04.pdf

Será a primeira vez no Brasil que a categoria OK terá uma competição regional e a Copa Pro Kart também será uma grande oportunidade para os kartistas se prepararem para o Campeonato Brasileiro de Kart, que desde o ano passado inseriu a categoria em sua disputa. Os motores, que serão sorteados e fornecidos pela RBC Preparações durante o evento, serão os mesmos utilizados na competição nacional.

Confira o calendário da Copa Pro Kart:

1ª etapa: 18 de maio – Kartódromo Granja Viana (Cotia, SP)

2ª etapa: 8 de junho – Kartódromo Granja Viana (Cotia, SP)

3ª etapa: 22 de junho – Kartódromo Granja Viana (Cotia, SP)

 

 

Fonte: FGCom

Foto: Jackson Souza

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X