Formula E – Piquet faz a largada da corrida em Santiago, termina em sexto e é quinto no campeonato
Competidor da Panasonic Jaguar Racing vai até o limite por um lugar no pódio
Prova mais movimentada da temporada 4 da ABB FIA Fórmula E, o ePrix de Santiago marcou mais uma sólida atuação de Nelson Piquet Jr com o carro #3 da Panasonic Jaguar Racing. Destaque na tomada de tempo e protagonista da corrida, o primeiro campeão mundial da categoria recebeu a bandeirada em sexto lugar.
Com um terço da temporada concluído, ele permanece no top5 do campeonato, em quinto lugar com 33 pontos.
Após dois treinos livres para ajustar o carro, Piquet foi sorteado para o segundo grupo da classificação. Ele registrou o quarto tempo. Depois dos outros dois grupos encerrarem o Q1, era o sexto mais veloz, ficando fora da superpole por uma posição.
Com a punição a outro competidor em dez posições no grid, Nelsinho alinhou o carro #3 em quinto no grid.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, o brasiliense conseguiu uma manobra memorável que valeu a vice-liderança. Chegou a emparelhar com o líder na curva 1, mas contornou em segundo lugar.
O safety-car foi acionado para remover carros batidos na primeira volta. Na relargada, Piquet colou em Jean-Eric Vergne e, na volta seguinte, tentou o mergulho numa freada. O francês soube se defender, porém.
Na vigésima volta, a Jaguar perdeu ritmo e Nelsinho não conseguiu conter o ataque de Andre Lotterer. O brasileiro entrou nos pits para troca de carro em terceiro e deixou o boxe com seu segundo carro muito pressionado por Sebastien Buemi.
Nas primeiras voltas do segundo stint, com pneus e baterias menos aquecidos, Piquet conseguiu livrar distância para o suíço e se aproximar da dupla da Techeetah. Mas o competidor da Renault se recuperou nas passagens seguintes e tirou o terceiro lugar de Nelsinho a dez voltas da bandeirada.
Piquet então resfriou o equipamento, para mais uma tentativa de buscar seu primeiro pódio com a Jaguar.
Na 31a das 37 voltas, arriscou tudo numa freada, mergulhando por dentro. Passou Buemi, mas bloqueou roda e fez contato com a barreira de segurança. Então colocou o carro de volta no traçado em sexto, para levar até a bandeirada final.
A próxima etapa da ABB FIA Fórmula E acontece na Cidade do México, no dia 3 de março.
O que Nelsinho Piquet disse:
Foi um dia bom. O carro tem muito potencial, mais que eu imaginava para falar a verdade. Quando parei no primeiro stint, provavelmente tinha energia ainda para dar uma volta. Então realmente mostrou a capacidade do carro. Agora temos que manejar a temperatura da bateria e a energia um pouco melhor. São os pontos que ainda precisamos aprimorar. Hoje as outras equipes fizeram melhor isso… Por isso algumas vezes eu estava rápido, mas outras precisava diminuir o ritmo.
Mas sem dúvida foi um belo início de temporada. Ficar entre os cinco em todas as corridas é nosso objetivo, e o pódio virá como consequência.
ePrix de Santiago (top10):
- JE Vergne
- A. Lotterer
- S. Buemi
- F. Rosenqvist
- S. Bird
- NELSON PIQUET JR
- M. Evans
- J. D’Ambrosio
- AF da Costa
- N. Prost
Campeonato após 4 das 12 corridas (top10):
- JE Vergne – 71 pontos
- F. Rosenqvist -66
- S. Bird -61
- S. Buemi -37
- NELSON PIQUET JR -33
- E. Mortara -24
- M. Evans -21
- N. Heidfeld -21
- A. Lotterer -18
- D. Abt -12
Fonte: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias