AutomobilismoEndurancePorsche

Porsche Gt3 Cup – Ricardo Baptista e Valdeno Brito são os poles da abertura da Porsche Império GT3 Cup Endurance Series no Velo Città

Dupla vice-campeã na Challenge em 2016, Eloi Khouri e Marco Cozzi cravam a pole entre os carros da geração '997-II'

Sob escaldantes 35oC de temperatura ambiente e 57oC no asfalto, a temporada de endurance da Porsche Império GT3 Cup começou em altíssima velocidade e com um grid estrelado no Velo Città. A tomada de tempo foi muito parelha e no final prevaleceram as duplas Ricardo Baptista-Valdeno Brito com os carros da Cup, e Eloi Khouri-Marco Cozzi, pela classe Challenge.

Todos os pilotos foram para pista para definição do grid, auferido pela média dos melhores tempos de cada um. Foi graças a esta regra que Baptista-Valdeno conquistaram a posição de honra, com o bicampeão da Porsche Império GT3 Cup registrando a segunda melhor marca de sua sessão e o paraibano vencedor da primeira edição da Corrida do Milhão cravando o melhor tempo de todo o quali em seu grupo, com a impressionante marca de 1min28s183.

Em segundo lugar vai alinhar o carro #90, de JP Mauro e Felipe Fraga, autor da terceira melhor volta da tomada de tempo. Pedro Piquet e Marçal Müller vêm a seguir com o carro #5 patrocinado pela Michelin. Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta completam a segunda fila com o carro da Shell Racing. E a dupla Sylvio de Barros e Cacá Bueno vem em quinto no grid, catapultada pela marca do pentacampeão da Stock Car, responsável pela segunda melhor volta do quali.

Considerando os tempos combinados de todos os competidores, há nada menos que 12 carros no intervalo de 1 segundo. Isso promete tanto em termos de emoção e competitividade quanto no quesito estratégia, pois, com o grid tão apertado, qualquer vacilo nas paradas de box pode tirar uma dupla do pódio.

Na Challenge a disputa promete ser igualmente franca. Vice-campeões de 2016, Eloi-Cozzi dividem a nona fila do grid com o carro #19, dos atuais campeões Rodrigo Mello e Tom Filho. Imediatamente atrás estão os carros #31, de Alan Hellmeister e Luca Seripieri, e #53, de Rodolfo Toni e Dennis Dirani, igualmente motivados a buscar o lugar mais alto do pódio.

A corrida tem previsão de 300 km ou 2h30min e largada programada para 13h40. Os canais oficiais da Porsche Império GT3 Cup em mídia social transmitem a prova ao vivo, bem como o portal Grande Prêmio.

 

Os qualis

Challenge – Grupo A

Com os competidores regulares da categoria na pista na primeira parte do treino da Challenge, os pilotos puderam comprovar na pista que a principal preocupação deles estava certa: o calor seria decisivo na tomada de tempo. Até por isso, muitos competidores deixaram os boxes logo quando o sinal verde foi acionado.

Eloi Khouri foi quem melhor se aproveitou da situação. Liderando o pelotão, ele logo marcou a volta mais rápida da sessão, com 1m32s131.

Rodolfo Toni parecia que terminaria o classificatório no segundo lugar. Mas não foi o que aconteceu. Tom Filho e Luca Seripieri conseguiram superar o adversário, e terminaram na segunda e terceira colocações, respectivamente, deixando Toni em quarto. Rouman Ziemkiewicz completou o top 5.

 

Cup – Grupo A

Assim como no primeiro grupo da Challenge, a primeira parte do treino classificatório da Cup começou com a pista quente e muita disputa.

Marcus Vario foi o primeiro a registrar volta rápida com carro #44 da Hero. Em seguida, Marçal Müller colocou o carro #5 com as cores da Michelin em segundo lugar. O curioso é que ambos não estão tão acostumados com o carro como a concorrência, afinal, disputam o campeonato de Sprint da Porsche Império GT3 Cup na Challenge em 2017.

Mas a liderança de ambos não durou muito. Na metade do treino, Lico Kaesemodel conseguiu fazer a volta mais rápida da sessão, com 1m29s109. Em seguida, Ricardo Baptista se recuperou de um início ruim, colocando seu carro na segunda colocação, com uma volta forte em sua quinta passagem.

Assim, Lico, Ricardo, Marçal, Vario e Miguel Paludo formaram o top 5. Enquanto isso, o experiente Ingo Hoffmann ficou em 13o em sua primeira competição com os carros de corrida mais produzidos no planeta.

 

Challenge – Grupo B

Na segunda parte do treino da classe Challenge, o principal objetivo em si não era conquistar o melhor tempo. O que mais valia era se aproximar da marca do companheiro de equipe para garantir a melhor média das voltas para assegurar a pole.

Com esse pensamento, o primeiro competidor a fazer uma volta boa foi Dennis Dirani, com 1min32s017. Uma volta muito rápida, mas não tão veloz quando a de Alan Hellmeister. Atual campeão da Porsche Império GT3 Cup Endurance Series, só que na classe Cup, ele foi o primeiro da categoria a quebrar a marca de 1min32, ao virar 1min31s709. Essa foi a melhor marca entre todos os pilotos da Challenge nesta sexta-feira. Mas não valeu a primeira colocação na classificação.

Isso porque, Marco Cozzi garantiu a pole ao lado de Eloi Khouri ao cravar 1min32s012, garantindo o melhor tempo de média para a dupla do carro #21.

 

Cup – Grupo B

Fernando Fortes foi o primeiro a marcar a volta mais rápida. Mas logo em seguida, os principais pilotos da atividade passaram a se destacar: Pedro Piquet, Cacá Bueno, Ricardo Zonta, Felipe Fraga e Valdeno Brito.

Este último, aliás, brilhou ao marcar a melhor volta de toda a sexta-feira, com 1min28s183.

Com esse tempo, imbatível, Valdeno garantiu a pole position para a primeira prova de endurance da temporada, ao lado de Ricardo Baptista.

Em seguida, largam: JP Mauro/Felipe Fraga, Marçal Müller/Pedro Piquet, Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta e Sylvio de Barros/Cacá Bueno.

 

Declarações dos pilotos

“A gente acabou pegando um pouco de tráfego na volta dois, que foi um tempo próximo ao que virei na terceira volta rápida. Achei que daria para tentar melhorar o tempo. Melhoramos um pouco, mas não o suficiente. Independentemente disso, fazer o segundo tempo do grupo foi muito bom, tem muita gente próxima. A posição de largada em uma prova de 300km não deixa de ser importante, mas é menos importante do que em uma corrida curta. O importante é estar nas duas primeiras filas”

Ricardo Baptista

 

“Estou muito feliz. Ricardo me convidou, fizemos um trabalho bom no fim do ano passado. Ele está fazendo um esforço para que a gente faça as três etapas juntos, o objetivo é ser campeão. Foi para isso que eu vim. É muito difícil, é uma corrida longa, vários fatores pode atrapalhar. Mas a primeira parte a gente fez. Estou muito feliz com a minha volta, ele fez um trabalho brilhante”

Valdeno Brito

 

“Importante (largar na frente). Vamos ter uma corrida longa. Mas o mais importante vai ser manter a constância, está bem quente, o carro na terceira volta já não ia virar melhor. Vamos ter os carros da Cup na frente, que vão andar parecidos. Vai bem legal e disputado. Quero me divertir muito. Espero que neste sábado dê um pouco mais de vento pelo menos para a gente poder aguentar melhor. O carro está muito bom, com um setup legal. Estou muito feliz”

Eloi Khouri

 

“Foi muito bom, obviamente que gostaríamos de fazer a pole, mas foi muito bom. Meu companheiro veio rápido nos treinos. Na classificação, ele não conseguiu acertar a volta perfeita. Sabemos que o carro está bom. Estou feliz, agradecer a Hero e ao JP Mauro pelo convite. Estamos alinhados. Vamos brigar pela vitória e esperamos fazer uma boa corrida”

Felipe Fraga

 

“Estou surpreso de uma certa forma. Me senti bem no carro, a equipe fez um acerto muito bom, e eu consegui fazer uma volta boa. Ainda dei uma errada na volta, então, sempre fica aquela angústia, já que foi por um décimo o melhor tempo do grupo. Mas para a primeira prova de Cup, foi ótimo, estou muito feliz”

Marçal Müller

 

“Não sei quem vai largar, não sei como vai ser. Mas o terceiro lugar não é tão ruim, você está por dentro, atrás do líder, não tem muita confusão. Tentar fazer uma boa largada, vamos ver como vai ser o ritmo da prova. Precisamos ter um bom ritmo e ir até o fim”

Pedro Piquet

 

“Gosto muito do Velo Città, tem uma pista bastante técnica, com curvas de alta e de baixa, subidas e descidas. Gosto daqui. No meu ano de estreia na categoria, em 2015, minha primeira pole position foi aqui. Nesse ano, fiz outra pole e ganhei uma corrida. Mas agora é outro campeonato, Endurance Series, precisamos ter um conjunto legal. Largar nas duas primeiras filas é o mais importante, é uma corrida longa. Estou muito feliz, porque meu papel foi cumprido”

Lico Kaesemodel

 

“Foi perto de ser o mais rápido do grupo, mas ficaríamos atrás na soma. Estou feliz, P5, é legal para uma corrida longa, larga por dentro. Ficamos entre os três primeiros colocados a maior parte da classificação, dei uma errada na volta mais rápida, joguei um décimo fora. Poderia ser P2 ou P3. Sylvio deu azar na volta dele. Se conseguir se manter nessa evolução amanhã, temos chance. Até porque, temos o carro mais leve que os adversários. Talvez, a vitória seja difícil, mas temos chances de estar no pódio”

Cacá Bueno

 

“Estou muito feliz em ter o Beto Valério como meu companheiro e pelo fato de a equipe Hero ter me dado uma chance. Tivemos um treino classificatório muito difícil, estou debutando nesse fim de semana com o carro da Cup. Dei o meu melhor durante o treino, sofri um pouco com a sensibilidade dos freios. Estou muito feliz com o resultado por ser a minha primeira vez”

Marcus Vario

 

“A temperatura subiu muito rápido. Então, fiz uma volta bem lenta para dar o espaço que eu precisava. A segunda volta foi para preparar e a terceira foi para buscar. Não podia errar. A ideia era essa, vir para virar naquela volta. Foi o que aconteceu. O pneu vai mudar muito de libra durante a corrida. Tem de cuidar do equipamento. Estou feliz”

Tom Filho

 

“O tempo foi bom, de fato, mas não foi a volta perfeita. Cometi um erro, o carro tinha potencial para ir mais rápido. Mas é isso aí. A primeira colocação do Eloi e do Marco, estão de parabéns, a gente não conseguiria ganhar a posição deles. A corrida é longa, o mais importante é saber que estamos com ritmo para isso. A tendência é tirar um pouco de peso. Estou confiante para a corrida”

Alan Hellmeister

 

“Projeto uma boa corrida, vai ser divertido. Fiz um qualificatório muito perto dos outros, dava para disputar. Na primeira parte, tomamos um pouco a mais. Vamos largar em quarto, está bom. O carro está equilibrado. Agora, é a corrida, é tentar trazer para casa sem nenhum problema. Na minha prova, tentar dar uma puxada para passar o pessoal. Vamos ver a estratégia para tentar fazer um bom resultado”

Dennis Dirani

 

Algumas fotos da Sexta

 

Cup – Classificação Final

1) 27 Ricardo Baptista/Valdeno Brito – 1m28s690

2) 90 JP Mauro/Felipe Fraga – 1m28s968

3) 5 Marçal Müller/Pedro Piquet – 1m28s999

4) 63 Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta – 1m29s054

5) 0 Sylvio de Barros/Cacá Bueno – 1m29s075

6) 77 Daniel Schneider/Sergio Jimenez – 1m29s142

7) 44 Beto Valério/Marcus Vario – 1m29s235

8) 7 Miguel Paludo/Beto Gresse – 1m29s368

9) 88 Edu Azevedo/Ricardo Maurício – 1m29s434

10) 8 Werner Neugebauer/Allam Khodair – 1m29s458

11) 10 Adalberto Baptista/Bruno Baptista – 1m29s530

12) 20 Marcel Visconde/Fernando Fortes – 1m29s567

13) 17 Felipe Nasr/Ingo Hoffmann – 1m29s819

14) 13 Pedro Queirolo/Clemente Lunardi – 1m30s368

15) 4 Beto Leite/Nonô Figueiredo – 1m30s446

16) 50 Ramon Alcaraz/Bia Figueiredo – 1m30s736

 

Cup – Classificação Grupo A

1) 63 Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta – 1m29s109

2) 27 Ricardo Baptista/Valdeno Brito – 1m29s197

3) 5 Marçal Müller/Pedro Piquet – 1m29s219

4) 44 Beto Valério/Marcus Vario – 1m29s394

5) 7 Miguel Paludo/Beto Gresse – 1m29s496

6) 77 Daniel Schneider/Sergio Jimenez – 1m29s620

7) 90 JP Mauro/Felipe Fraga – 1m29s635

8) 10 Adalberto Baptista/Bruno Baptista – 1m29s685

9) 8 Werner Neugebauer/Allam Khodair – 1m29s832

10) 0 Sylvio de Barros/Cacá Bueno – 1m29s895

11) 20 Marcel Visconde/Fernando Fortes – 1m29s961

12) 88 Edu Azevedo/Ricardo Maurício – 1m30s055

13) 17 Felipe Nasr/Ingo Hoffmann – 1m30s801

14) 13 Pedro Queirolo/Clemente Lunardi – 1m31s129

15) 50 Ramon Alcaraz/Bia Figueiredo – 1m31s570

16) 4 Beto Leite/Nonô Figueiredo – 1m32s192

 

Cup – Classificação Grupo B

1) 27 Ricardo Baptista/Valdeno Brito – 1m28s183

2) 0 Sylvio de Barros/Cacá Bueno – 1 m28s256

3) 90 JP Mauro/Felipe Fraga – 1 m28s302

4) 77 Daniel Schneider/Sergio Jimenez – 1 m28s664

5) 4 Beto Leite/Nonô Figueiredo – 1m28s701

6) 5 Marçal Müller/Pedro Piquet – 1m28s780

7) 88 Edu Azevedo/Ricardo Maurício – 1m28s813

8) 17 Felipe Nasr/Ingo Hoffmann – 1m28s837

9) 63 Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta – 1m28s999

10) 44 Beto Valério/Marcus Vario – 1m29s076

11) 8 Werner Neugebauer/Allam Khodair – 1m29s085

12) 20 Marcel Visconde/Fernando Fortes – 1m29s174

13) 7 Miguel Paludo/Beto Gresse – 1m29s240

14) 10 Adalberto Baptista/Bruno Baptista – 1m29s376

15) 13 Pedro Queirolo/Clemente Lunardi – 1m29s608

16) 50 Ramon Alcaraz/Bia Figueiredo – 1m29s903

 

Challenge – Classificação Final

1) 21 Eloi Khouri/Marco Cozzi – 1m32s071

2) 19 Tom Filho/Rodrigo Mello – 1m32s465

3) 31 Luca Seripieri/Alan Hellmeister – 1m32s501

4) 53 Rodolfo Toni/Dennis Dirani – 1m32s668

5) 80 Nando Elias/Rouman Ziemkiewicz – 1m33s360

6) 79 Marcus Peres/Lucas Peres – 1m33s667

7) 33 Dominique Teysseyre/Giuliano Losacco – 1m33s815

8) 34 Marco Billi/Maurizio Billi – 1m33s913

9) 45 Paulo Totaro/Ronaldo Kastropil – 1m34s075

 

Challenge – Classificação Grupo A

1) 21 Eloi Khouri/Marco Cozzi – 1m32s131

2) 19 Tom Filho/Rodrigo Mello – 1m32s586

3) 31 Luca Seripieri/Alan Hellmeister – 1m33s293

4) 53 Rodolfo Toni/Dennis Dirani – 1m33s320

5) 80 Nando Elias/Rouman Ziemkiewicz – 1m33s682

6) 34 Marco Billi/Maurizio Billi – 1m33s938

7) 79 Marcus Peres/Lucas Peres – 1m33s967

8) 33 Dominique Teysseyre/Giuliano Losacco – 1m34s667

9) 45 Paulo Totaro/Ronaldo Kastropil – 1m35s284

 

Challenge – Classificação Grupo B

1) 31 Luca Seripieri/Alan Hellmeister – 1m31s709

2) 21 Eloi Khouri/Marco Cozzi – 1m32s012

3) 53 Rodolfo Toni/Dennis Dirani – 1m32s017

4) 19 Tom Filho/Rodrigo Mello – 1m32s345

5) 45 Paulo Totaro/Ronaldo Kastropil – 1m32s866

6) 33 Dominique Teysseyre/Giuliano Losacco – 1m32s964

7) 80 Nando Elias/Rouman Ziemkiewicz – 1m33s038

8) 79 Marcus Peres/Lucas Peres – 1m33s368

9) 34 Marco Billi/Maurizio Billi – 1m33s889

 

 

 

Fonte: Luis Ferrari

Foto: Luca Bassani/Fernanda Freixosa

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X