Automobilismo FórmulaFormula Indy Lights

Vice-líder da Indy Lights, Matheus Leist estreia em Mid-Ohio buscando quarta vitória em 2017

Atual campeão da F-3 Inglesa, piloto gaúcho é o segundo colocado no campeonato e busca diminuir a vantagem de Kyle Kaiser na rodada dupla deste final de semana no circuito de Mid-Ohio

A temporada 2017 da Indy Lights chega em sua fase final com dois postulantes ao título de perfis diferentes: enquanto o líder Kyle Kaiser está em seu terceiro ano na categoria, o jovem gaúcho Matheus Leist, de 18 anos, faz sua estreia na divisão de acesso da Fórmula Indy depois de conquistar o título da F-3 Inglesa – igualando-se a nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna nas categorias de base.

Em 2017, Kaiser e Leist possuem o recorde de vitórias na temporada da Indy Lights (três cada), mas o norte-americano está em primeiro lugar no campeonato, com 52 pontos de vantagem para o brasileiro. Assim, a rodada dupla deste final de semana em Mid-Ohio será um capítulo importante na disputa pelo título, que garante ao vencedor o prêmio de US$ 1 milhão para a temporada da Indy em 2018.

“Este tem sido um ano incrível de estreia, com três vitórias em três pistas diferentes, como Indianápolis, Road America e Iowa. Agora, em Mid-Ohio, temos chance de brigar novamente pelas primeiras posições. Não conheço o traçado, mas andei bastante no simulador e espero chegar competitivo como em outras pistas onde também não tinha experiência prévia e tive bons resultados. É um tipo de circuito parecido com os da Europa, onde fiz meus primeiros anos de carreira, incluindo a temporada do título da F-3 Inglesa”, diz Leist, que corre pela equipe Carlin.

Em seu primeiro ano na Indy Lights, o gaúcho de Novo Hamburgo já acumula três vitórias, sendo duas delas em circuitos ovais (Indianápolis e Iowa) e uma em circuito misto (Elkhart Lake). Com estes bons resultados, Leist é melhor estreante da temporada, tendo inclusive ganhado da equipe Andretti a chance de fazer seu primeiro teste no carro da Fórmula Indy, em Road America, onde foi o mais rápido entre os novatos que treinaram naquele dia.

“Com o campeonato da Indy Lights chegando agora na fase decisiva, faltando apenas quatro corridas em três circuitos diferentes, o objetivo principal é descontar pontos do (Kyle) Kaiser, que também vem em ótima temporada e tem bastante experiência na categoria”, diz Leist, que tem como coach o piloto Danilo Dirani.

Apesar de Mid-Ohio ser um circuito misto, ele tem características diferentes da pista de Elkhart Lake, onde os carros andam em vários trechos com alta velocidade. O circuito deste final de semana já é um pouco mais travado e possui aproximadamente 3,6 km com 13 curvas.

Os treinos na pista de Mid-Ohio serão iniciados nesta sexta-feira, a partir das 9h25 da manhã. No mesmo dia, às 14h30, acontece o classificatório que irá definir o grid da primeira prova. A segunda tomada de tempos será no sábado às 10h10. Na parte da tarde, às 4h35 será dada a largada para a corrida 1. A segunda prova vai ocorrer no domingo às 14h20.

Campeonato após 12 de 16 corridas (top-10):

  1. Kyle Kaiser, 280 pontos
  2. Matheus Leist, 228
  3. Colton Herta, 213
  4. Zachary Claman de Melo, 207
  5. Aaron Terlitz, 203
  6. Santiago Urrutia, 197
  7. Nico Jamin, 189
  8. Neil Alberico, 179
  9. Dalton Kellett, 154
  10. Ryan Norman, 150

 

 

Fonte: RF1

Foto:  LLC Photo

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X