AutomobilismoTurismo Nacional

Turismo Nacional – O piloto Victor Manzini preparado para as corridas em Interlagos

Cautela e arrojo em pauta; treinos começam na quinta-feira, 11; classificação na sexta-feira, 12; corridas no sábado e domingo, 13 e 14

No próximo fim de semana, a Turismo Nacional (TN) voltará à pista no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para a segunda etapa da temporada, a primeira do Campeonato Sprint, com quatro corridas de 15 minutos mais uma volta no sábado, 13, e duas corridas de 20 minutos mais uma volta no domingo, 14. Victor Manzini, piloto do New Onix #117 da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), espera provas desafiadoras.

Victor Manzini na primeira etapa da TN, em Goiânia

“Essas corridas sprint vão ser mais pegadas, mais disputadas, por serem curtas e o pessoal querer ir para frente, avançar no pelotão. Tem que tomar um pouco de cuidado para não acabar se envolvendo em algum acidente. Tem que ter bastante cautela, mas também tem que ser bastante arrojado por todas as seis corridas serem bem curtas”, diz Victor.

Mais jovem piloto da TN, com 16 anos de idade, em sua temporada de estreia no automobilismo, ele anda na categoria B. Disputa o Campeonato Overall, que compreende as seis etapas de corridas sprint e as duas etapas da Copa Endurance, com provas de três horas mais uma volta. E disputa também o título de Rookie B, reservado aos estreantes.

Pronto – Victor vem se preparando para o embate com treinos de kart, e, em março, inclusive disputou a segunda etapa da Copa São Paulo de Kart KGV, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), terminando em terceiro lugar.

“Ainda vou fazer mais um treino antes da etapa de Interlagos. Ajuda muito no tempo de reação. Como no kart o tempo de reação do equipamento é mais rápido, o carro fica mais ‘fácil’ de pilotar”, explica o piloto.

Outra coisa que poderia tornar a situação mais favorável é que ele conhece bem a pista de Interlagos, por conta de seu trabalho de instrutor estagiário na escola RMCP. E até disputou lá uma das baterias da categoria HRacing Cup, no Campeonato Paulista, em 2023.

Ao contrário do que ocorreu na pista de Goiânia, onde andou pela primeira vez na vida na prova de endurance da primeira etapa. Mas nem é tanto favorável assim: “Faz um pouco de diferença, eu estou acostumado com o circuito, então vai ser um pouco mais fácil. Mas não muito. É sempre um desafio”.

Grids e pódios – Complexo, o regulamento esportivo da TN acrescenta emoção às disputas.

O grid e largada da corrida 1 é definido pela melhor volta da classificação. O grid da corrida 2 é definido pelo resultado da corrida 1. O grid da corrida 3 é definido pelo resultado da corrida 2, com a inversão dos dez primeiros colocados.

A corrida 4 tem o grid definido pelo resultado da corrida 3. A corrida 5 tem grid definido pelo resultado da corrida 4, com a inversão dos dez primeiros colocados. Assim como o grid da corrida 6, definido pelo resultado da corrida 5, com a inversão dos dez primeiros colocados.

Os pódios são quatro: dois no sábado, um para as corridas 1 e 2 e outro para as corridas 3 e 4, e dois no domingo, um para a corrida 5 e outro para a corrida 6.

Vão aos pódios do sábado os cinco maiores pontuadores na soma dos resultados das corridas 1 e 2 e das corridas 3 e 4.

Pontuam nos campeonato os 17 primeiros colocados. O vencedor marca 22 pontos nas corridas 1, 3, 5 e 6. E fatura 18 pontos nas corridas 2 e 4.

O carro – A Turismo Nacional é uma categoria disputada por veículos produzidos após 2018. São admitidos os modelos Chevrolet New Onix, Citroën C3, Fiat Argo, Hyundai HB20, VW Gol, VW Polo e Toyota Yaris.

Preparados pela Audace Tech, homologada pela categoria, todos os carros têm motor 2.0 aspirado com 200 HP, câmbio de seis marchas com paddle shift (troca de marchas no volante com borboletas).  Amortecedores e molas são livres.

Os carros dos cinco primeiros colocados no campeonato levam lastros de 25 kg para o líder a 5 kg para o quinto colocado.

Programação da 2ª etapa da Turismo Nacional em Interlagos

Quinta-feira, 11 de abril
10h30 
1º Treino extra
14h00 2º Treino extra
16h20 3º Treino extra

Sexta-feira, 12 de abril
09h00
 1º Treino
11h35 2º Treino
14h20 3º Treino
16h40 Classificação Q1
16h55 Classificação Q2

Sábado, 13 de abril
10h31 1ª Prova, 15 minutos + 1 volta
10h49 Chegada
10h53 2ª Prova, 15 minutos + 1 volta
11h10 Chegada
11h15 Pódio
15h36 3ª Prova, 15 minutos + 1 volta
15h53 Chegada
15h57 4ª Prova, 15 minutos + 1 volta
16h15 Chegada
16h20 Pódio

Domingo, 14 de abril
09h23 5ª Prova, 20 minutos + 1 volta
09h46 Chegada
09h50 Pódio
16h03 6ª Prova, 20 minutos + 1 volta
16h26 Chegada
16h30 Pódio

Fonte: EC Press.

Foto: Ricardo Saibro

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X