AutomobilismoMarcas

Marcas: Campeonato MBR, Henrique Basso vence corrida sob chuva após duelo até a última curva em Cascavel

Piloto da Roger Racing larga em oitavo, supera Raphael Futsuki na disputa pela liderança e vence a Corrida 1 da sexta etapa do Campeonato MBR; Corrida Sunset é cancelada devido à chuva intensa

Henrique Basso transformou a oitava posição no grid em vitória na Corrida 1 da sexta etapa do Campeonato Marcas Brasil Racing (MBR), neste sábado (24), em Cascavel (PR). Sob chuva e com sucessivas intervenções do Safety Car, o piloto da Roger Racing assumiu a liderança a nove minutos do fim e resistiu à tentativa de reação de Raphael Futsuki na última curva. A prova teve 22 voltas, e Basso recebeu a bandeirada em 37min40s266.

Futsuki (#777), da Cesinha Competições, havia conquistado a pole position com 1min17s040, apenas 0s013 à frente de Rafael Barranco (#9). A chuva que acompanhou a formação do grid apertou na largada e mudou o cenário da disputa, exigindo atenção redobrada dos pilotos em um traçado cada vez mais difícil.

O piso molhado provocou escapadas e toques ao longo da prova, com várias entradas do Safety Car. Futsuki mostrou bom ritmo nas relargadas e sustentou a ponta nas primeiras voltas. Mais atrás, Barranco e Fausto De Lucca (#51) também protagonizaram uma disputa intensa por posição.

A briga pela vitória ganhou força na parte final. Basso, que havia partido da oitava posição, avançou no pelotão e conseguiu ultrapassar Futsuki a nove minutos da bandeirada, assumindo a liderança. O duelo, porém, seguiu até a última curva. Futsuki tentou retomar a ponta e chegou lado a lado com Basso, mas perdeu o traçado e saiu da pista. O piloto conseguiu controlar o carro e retornar ao circuito sem comprometer o equipamento. A manobra custou posições: Futsuki recebeu a bandeirada em 13º, enquanto Basso confirmou a vitória.

“Cascavel tem sido uma pista abençoada para nós. Na última etapa, há um mês, também saímos com uma vitória. Consegui repetir o feito agora, saindo da oitava posição, o que foi bem difícil. A pista estava sob chuva e a condição foi mudando até o final da prova. Como a chuva parou, a cada volta a pista apresentava uma condição diferente”, disse Basso.

Wanderson Freitas (#77), da Sérgio Ferrari Racing, terminou em segundo, a apenas 0s348 do vencedor. Barranco completou o pódio, 0s632 atrás de Basso. De Lucca ficou em quarto, a 1s039, e Eduardo Pavelski (#3) fechou os cinco primeiros, a 1s541.

Na categoria Elite, Josias Esmerio, que divide o carro #22 com Ezequiel DallAsta, foi o melhor colocado da categoria, em nono lugar na classificação geral. Na Master, José Guilherme Munhoz (#122), da Zezinho Motorsports, terminou à frente dos concorrentes da categoria, em 20º na geral.

A forte chuva em Cascavel levou ao cancelamento da Corrida 2, a Sunset, prevista para o fim da tarde. A decisão foi conjunta entre a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a direção do Campeonato MBR, após conversa com os pilotos e uma volta de avaliação das condições da pista.

“A segurança dos pilotos, das equipes e de todos os profissionais envolvidos no evento está sempre em primeiro lugar. Diante das condições climáticas e da avaliação das condições de pista, a direção de prova e a organização entendemos que o cancelamento da Corrida 2 foi a decisão mais responsável a ser tomada. Sabemos do esforço de todos para a realização da etapa e da expectativa em torno da disputa, mas nenhum resultado esportivo está acima da segurança. A prioridade da MBR é garantir que as corridas aconteçam em condições seguras para todos e confiamos na experiência e no julgamento de nosso diretor de prova, Ernesto Abreu Filho”, declarou Guilherme Bonato Deczka, CEO da MBR.

A programação de domingo em Cascavel segue normalmente, com o classificatório às 8h30, a Corrida Concept das categorias Elite e Master às 9h55 e a prova da Super às 11h15.

O Campeonato Marcas Brasil Racing conta com patrocínio da Scherer Autopeças, Zanoello Troféus e Speedmax Pneus, além de parcerias com RCP Sparco, Facilita Pass, Santa Proteção Veicular, Pesebem Balanças, VW Barigüi Cascavel e Liqui Moly.

CONFIRA OS RESULTADOS CAMPEONATO MBR – 6ª ETAPA | CONCEPT EDITION

CASCAVEL (PR) | 24/10/2026

4º TREINO OFICIAL

Super

  • 1) #45 Junior Helte, Super, 1:16.628
  • 2) #77 Wanderson Freitas, Super, 1:16.705
  • 3) #777 Raphael Futsuki, Super, 1:16.750
  • 4) #222 Edu de Paula, Super, 1:16.882
  • 5) #9 Rafael Barranco, Super, 1:16.937

Elite

  • 1) #18 Bernardo Barlera, Elite, 1:19.631
  • 2) #98 Ruslan Filho, Elite, 1:19.999
  • 3) #11 Gilberto Oliveira, Elite, 1:20.017
  • 4) #225 Giovani Bonamigo, Elite, 1:20.218
  • 5) #171 Lucas José, Elite, 1:20.344

Master

  • 1) #96 Marcos Paioli, Master, 1:20.552
  • 2) #38 Bley Junior, Master, 1:20.781
  • 3) #25 Eduardo Bonamigo, Master, 1:21.017
  • 4) #113 Kadu Silva, Master, 1:21.307

–

Fonte: SigCom.

Foto: Daniel Gomes/ Luciano  Santos

Alex Sandro

Eu sou o Alex, movido pela paixão pela velocidade. Junto com nossos parceiros, criamos conteúdos, fotos e coberturas que celebram esse universo incrível. Obrigado a todos que fazem parte dessa jornada e a você que está chegando agora — compartilhe e ajude-nos a levar essa paixão ainda mais longe! Tudo que fazemos é por amor ao esporte, sem fins lucrativos. ‘Tudo posso naquele que me fortalece.’

Alex Sandro

Eu sou o Alex, movido pela paixão pela velocidade. Junto com nossos parceiros, criamos conteúdos, fotos e coberturas que celebram esse universo incrível. Obrigado a todos que fazem parte dessa jornada e a você que está chegando agora — compartilhe e ajude-nos a levar essa paixão ainda mais longe! Tudo que fazemos é por amor ao esporte, sem fins lucrativos. ‘Tudo posso naquele que me fortalece.’

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X