Automobilismo: Kiko Porto inicia nova fase na carreira e estreia na IMSA Michelin Pilot Challenge em Daytona
Com carro novo, formato mais complexo e o retorno do número 12, brasileiro abre a temporada 2026.

Depois de encerrar a temporada 2025 em grande estilo, com o título da IMSA VP Racing Sportscar Challenge, o piloto brasileiro Kiko Porto (Toyota Gazoo Racing / Equipe: Rafa Racing) está pronto para dar mais um passo importante em sua trajetória no automobilismo norte-americano. O pernambucano inicia neste fim de semana sua primeira temporada na IMSA Michelin Pilot Challenge, uma das principais vitrines do automobilismo de turismo nos Estados Unidos.
A estreia acontece no tradicional Daytona International Speedway, na Flórida, palco que guarda ótimas lembranças para Kiko. Na temporada passada, o brasileiro conquistou pole position e duas vitórias no circuito. Agora, o desafio é ainda maior: nova categoria, corridas mais longas e trabalho em dupla. Kiko terá como companheiro de equipe o americano Varun Choksey, e juntos defenderão as cores da equipe Rafa Racing, a bordo do Toyota GR Supra GT4 EVO2.
A temporada 2026 da IMSA Michelin Pilot Challenge contará com dez etapas ao longo do ano. Antes da primeira corrida, os pilotos participam do tradicional Roar Before the 24, que funciona como um grande período de testes e preparação. Ao longo deste fim de semana, serão realizados cinco treinos oficiais, sendo dois deles nesta sexta-feira (16). Já entre os dias 21 e 25 de janeiro, acontece a etapa de abertura do campeonato, também em Daytona, com corrida de endurance de quatro horas de duração.
“No ano passado, aqui em Daytona, a gente conseguiu uma pole e duas vitórias. Agora, na nova categoria, teremos corridas mais longas, com companheiro de equipe, troca de piloto, estratégia de pneu, combustível… então é tudo bem mais complexo. Mas eu estou muito feliz com essa oportunidade. Vai ser a minha primeira vez tanto tempo no carro”, destacou Kiko.
Outro detalhe especial marca o início desta nova fase: o retorno do número 12 ao carro do brasileiro. O numeral acompanhou Kiko Porto durante toda sua trajetória no kart e também no início da carreira nos carros de fórmula.“É um número que me acompanhou a minha vida inteira, que é tão especial. Então fico muito feliz de ter esse ‘extra’ de sorte aí. Estou muito contente mesmo. Vamos pra cima!”, completou o piloto.
–
Fonte: KM Com.
Foto: João Bramatti




