Stock Light: Cinco homens e um destino: quem está na luta por título da Stock Light e vaga na BRB Stock Car em 2026
Com idade entre 17 e 23 anos, jovens talentos almejam dar um grande passo nas suas carreiras em fim de semana que vai determinar o novo campeão da categoria de acesso e dono da mais cobiçada premiação do automobilismo brasileiro
A partir desta próxima sexta-feira (28 de novembro), a Stock Light vai decidir quem será o campeão da temporada 2025. Cinco jovens revelações do esporte a motor nacional desembarcam no Distrito Federal e, em meio à reinauguração do Autódromo de Brasília, vão disputar o título e o superprêmio oferecido pela Vicar. Enzo Bedani, Felipe Barrichello Bartz, Léo Reis, Alfredinho Ibiapina e Guto Rotta são os pilotos que chegam à Capital da República com chances de erguer o troféu de campeão da categoria de acesso e carimbar o ‘passaporte’ rumo ao grid da BRB Stock Car Pro Series em 2026.
Três concorrentes ao título (Bedani, ‘Pipe’ Barrichello Bartz e Léo Reis) são paulistas, enquanto Ibiapina é curitibano, embora radicado em Florianópolis (SC), e Guto Rotta é de Encantado (RS). Também são três os finalistas que defendem a W2 Racing ProGP, tradicional equipe carioca liderada por Duda Pamplona e Serafin Jr.: Bedani, Ibiapina e Léo Reis. Barrichello Bartz defende a paranaense SG28 Racing, sob a batuta de Carlos SG, e Guto Rotta corre pela tricampeã Garra Racing Team — antiga Motortech, com sede em Caxias do Sul (RS).
Líder da tabela de pontos desde a primeira etapa do ano, quando ficou perto de gabaritar ao marcar pole position, duas vitórias e um segundo lugar em Interlagos, no mês de maio, Enzo Bedani faz seu terceiro ano na Stock Light. Mais jovem piloto a triunfar na categoria, o paulistano tem um total de três triunfos e sete pódios. A bordo do carro #98, o jovem de 17 anos faz campanha pautada pela regularidade e somou pontos preciosos quando não conseguiu lutar diretamente pela vitória. O piloto tem 287 pontos no campeonato.
Grande perseguidor de Bedani ao longo da temporada, o sobrinho de Rubens Barrichello luta para ser mais um da família no grid da BRB Stock Car em 2026. Também em sua terceira temporada na Stock Light, ‘Pipe’ corre neste ano por nova casa, a SG28 Racing, depois de dois anos defendendo a W2 Racing ProGP. O paulistano de 20 anos é o recordista de pódios, com nove idas ao top-3, e tem como ponto alto na sua campanha a jornada quase perfeita em Cascavel (PR), onde cravou pole position, duas vitórias e um segundo lugar, repetindo o resultado de Bedani em Interlagos ao somar 80 dos 84 tentos possíveis no Oeste do Paraná. Barrichello Bartz vai para a final com apenas dois pontos a menos que o adversário.
Léo Reis é o único entre os cinco finalistas que pode erguer duas taças de campeão no fim de semana em Brasília. No seu ano de estreia na Stock Light, o paulistano de 22 anos já carimbou o título entre os “rookies”, uma vez que não pode ser alcançado na pontuação pelos seus oponentes mais próximos. Já no campeonato principal, o irmão mais novo de Rafael Reis — estreante na BRB Stock Car e vindo de seu primeiro pódio na categoria, conquistado na noite de Cuiabá — subiu cinco vezes ao top-3 na divisão de acesso e vai para a decisão com 242 pontos, 45 a menos que o líder da tabela.
Além de Léo Reis, Alfredinho Ibiapina e Guto Rotta vão para o Distrito Federal com chances matemáticas de título. O paranaense de 17 anos completa neste fim de semana sua segunda temporada completa na categoria de acesso sendo o único até agora a ter registrado duas poles no ano (no Velopark e no Velocitta). Dono de três vitórias e três pódios, o campeão brasileiro de kart tem missão mais espinhosa e vai a Brasília com déficit de 69 tentos para Bedani.
Guto Rotta é o quinto homem na lista dos candidatos ao título da Stock Light e ao superprêmio. Dono de histórico vitorioso em carros de tração dianteira como a Turismo Nacional e a Turismo 1.4, o gaúcho é mais um a completar, neste fim de semana, sua segunda temporada na categoria. 2025 foi um ano especial para o jovem de Encantado, que venceu duas vezes com a Garra Racing Team e somou um total de quatro pódios. Em termos de título, as possibilidades de Guto são matemáticas, já que a diferença que o separa do topo da tabela é de 79 pontos de um total de 84 que serão postos em jogo no fim de semana.
Tradição em revelar talentos — Desde que foi criada para ser um trampolim para promover pilotos para a Stock Car, em 1993, a Stock Light já passou por diferentes formatos, nomenclaturas e acelerou com modelos distintos de carros, mas sempre manteve no seu DNA a vocação por revelar talentos para o automobilismo brasileiro e mundial.
Com uma estimativa de mais de 400 pilotos já revelados desde sua origem, a Stock Light catapultou as carreiras de 13 pilotos que hoje disputam a BRB Stock Car Pro Series, totalizando quase metade do seleto grid formado por 31 competidores. Desde nomes experientes e consagrados como Cacá Bueno, Daniel Serra, Gabriel Casagrande, Thiago Camilo e Felipe Fraga, até expoentes da nova geração como Felipe Baptista e Gaetano Di Mauro, a categoria de acesso vem cumprindo com sua missão ao longo da história.
Nos últimos anos, esse impulso foi ampliado com o desenvolvimento da escala evolutiva promovida pela Vicar. A promotora da BRB Stock Car e da Stock Light passou a premiar o campeão da categoria de acesso com insumos e incentivos para subir ao grid da principal competição do automobilismo brasileiro.
Os primeiros superpremiados foram Zezinho Muggiati e Arthur Gama, campeões em 2023 e 2024, respectivamente. Ambos integram a novíssima geração do automobilismo brasileiro e já subiram ao pódio. Recentemente, em setembro, o gaúcho Arthur Gama fez história ao ser o primeiro piloto alçado à Stock Car por meio da ‘escadinha’ a vencer uma corrida na categoria, em Cascavel, sendo um dos mais jovens pilotos a subir ao topo do pódio da Pro Series, com somente 20 anos.
Decisão no DF — Em programação muito especial que tem como grande propósito envolver o povo brasiliense em ambiente de festa, confraternização e muita velocidade, as atividades de pista no Autódromo de Brasília começam na sexta-feira. A Stock Light vai abrir os trabalhos em 28 de novembro com o shakedown — sessão que os pilotos e equipes usam para aferir as condições do carro e do traçado antes dos treinos propriamente ditos. Na sequência do dia, a categoria terá ainda mais três treinos livres como ensaios antes de dias decisivos no Distrito Federal.
O sábado começa com a definição do grid de largada da Stock Light na última etapa do campeonato. A tomada de tempos está marcada para as 10h40 (horário de Brasília). A Stock Light regressa à pista de 5.384 metros para a primeira corrida do fim de semana, com largada a partir de 12h10, em disputa com 25 minutos mais uma volta. A seguir, às 13h40, acontece a primeira visitação aos boxes no fim de semana. Trata-se de um dos momentos mais aguardados e importantes da agenda em Brasília, no qual o fã pode interagir com seu piloto preferido e ver de perto os carros que aceleram nos principais circuitos do automobilismo brasileiro.
No domingo, a Stock Light viverá o tão aguardado momento da coroação do futuro campeão da temporada 2025 na sequência de duas corridas, começando a partir de 11h40, para definir o futuro dono do título da categoria de acesso, que receberá insumos, incentivos e uma bolsa mensal para ascender ao grid da Stock Car no ano que vem.
A Stock Light é transmitida ao vivo pelo canal oficial da BRB Stock Car Pro Series no YouTube e pelo SporTV e BandSports, emissoras de TV por assinatura.
Stock Light – os finalistas de 2025
Enzo Bedani
Idade: 17 anos (30/01/2008)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Equipe: W2 Racing ProGP
Número: #98
Campanha em 2025: três vitórias, sete pódios, uma pole e duas voltas mais rápidas
Posição no campeonato: 1º colocado (287 pontos)
Felipe Barrichello Bartz
Idade: 20 anos (27/05/2005)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Equipe: SG28 Racing
Número: #24
Campanha em 2025: três vitórias, nove pódios, uma pole e três voltas mais rápidas
Posição no campeonato: 2º colocado (285 pontos)
Léo Reis
Idade: 22 anos (29/10/2003)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Equipe: W2 Racing ProGP
Número: #293
Campanha em 2025: cinco pódios e uma volta mais rápida
Posição no campeonato: 3º colocado (242 pontos)
Alfredinho Ibiapina
Idade: 17 anos (18/04/2008)
Naturalidade: Curitiba (PR)
Equipe: W2 Racing ProGP
Número: #8
Campanha em 2025: três vitórias, três pódios, duas poles e quatro voltas mais rápidas
Posição no campeonato: 4º colocado (218 pontos)
Guto Rotta
Idade: 23 anos (29/04/2002)
Naturalidade: Encantado (RS)
Equipe: Garra Racing Team
Número: #29
Campanha em 2025: duas vitórias e quatro pódios
Posição no campeonato: 5º colocado (208 pontos)
Programação em Brasília
Sexta-feira, 28 de novembro
09h00 – Stock Light – Shakedown
09h20 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
11h00 – Stock Light – Treino Livre 1 (Rookie)
11h35 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
12h55 – Stock Light – Treino Livre 2
14h40 – Stock Light – Treino Livre 3
15h15 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
Sábado, 29 de novembro
10h00 – Stock Light – Classificação
10h40 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
12h10 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
13h40 – Visitação aos boxes
15h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 30 de novembro
10h50 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
11h40 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
12h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
13h15 – Visitação aos boxes
15h30 – BRB Stock Car Pro Series – corrida principal (50 minutos + 1 volta)
Classificação do campeonato geral após cinco etapas
1º Enzo Bedani, 287 pontos
2º Felipe Barrichello Bartz, 285
3º Leo Reis, 242
4º Alfredinho Ibiapina, 218
5º Guto Rotta, 208
–
Fonte: BestPr.
Foto: Marcelo Machado de Melo/ Magnus Torquato




