F1: Gabriel Bortoleto destaca evolução e foco total na reta final da temporada da F1
Brasileiro teve fim de semana desafiador em Las Vegas, 22ª etapa do Mundial

Las Vegas recebeu, na noite deste sábado (22), a 22ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2025, em um cenário vibrante, moderno e cercado por algumas das ruas mais icônicas dos Estados Unidos. O traçado urbano estreante no calendário se mostrou desafiador do início ao fim, exigindo rápida adaptação de pilotos e equipes.
Competindo pela primeira vez no circuito, Gabriel Bortoleto utilizou os treinos livres e a classificação para evoluir volta a volta, acumulando dados e experiência fundamentais nesta fase final de sua temporada de estreia na Fórmula 1. Ao lado da Stake F1 Team Kick Sauber o piloto trabalhou constantemente para extrair o máximo do equipamento e compreender as particularidades da pista.
No entanto, a corrida acabou sendo breve para o brasileiro. Logo na primeira curva da prova Bortoleto se envolveu em um incidente com o canadense Lance Stroll, resultando em abandono imediato. Apesar disso, o piloto mostrou maturidade ao reconhecer o episódio, ressaltando que situações como essa fazem parte do processo de desenvolvimento na categoria.
“Preciso juntar tudo das duas últimas corridas da temporada – voltas limpas, finais de semana completos. Cada etapa tem sido uma oportunidade valiosa para ganhar experiência, e sigo determinado a evoluir, resetar quando necessário e voltar ao nível de performance que já mostrei ao longo do ano. Aprendizado e foco são fundamentais, e é assim que chego para Doha na próxima semana”, destacou o piloto de apenas 21 anos.
Do lado da equipe, o chefe de operações, Jonathan Weathley, reforçou o trabalho realizado e também valorizou a postura do piloto. “Foi outro fim de semana misto para a equipe. Entramos na corrida com uma estratégia bem definida e a pista teve um papel central em nossas decisões. A superfície única nos levou a focar muito no comportamento dos pneus ao longo de todo o final de semana. Saímos de Las Vegas com 64 pontos, reduzindo a diferença para nossos concorrentes diretos no Campeonato de Construtores, restando apenas duas etapas para o fim da temporada”.
Enquanto Gabriel deixou a corrida na primeira volta, o emocionante GP de Las Vegas seguiu até o final das 50 voltas, com vitória do holandês Max Verstappen, que confirmou mais uma performance dominante na temporada.
Com o campeonato entrando na reta decisiva, a Fórmula 1 segue agora para Doha, no Catar, onde será realizada a penúltima etapa do ano. Gabriel chega ao Oriente Médio com foco total em transformar a experiência acumulada em consistência, buscando um fim de temporada positivo e demonstrando, dentro e fora da pista, a postura profissional, disciplinada e resiliente que tem marcado sua trajetória até aqui.
–
Fonte: Quick Com.
Foto: Guido De Bortoli/LAT Images/ Clive Mason/Getty Images




