Automobilismo FórmulaF4

F4: BRB Fórmula 4 Brasil abre sequência intensa de etapas em 2025

A partir do próximo final de semana, categoria-escola projetada pela FIA fará cinco eventos em pouco mais de dois meses

A BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA vai acelerar no circuito onde realizou a primeira corrida da sua história para retomar a temporada 2025 no fim de semana de 26 a 28 de setembro. A terceira etapa do campeonato terá como palco o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. O seletivo traçado de 3.493 metros receberá uma dupla jornada, uma vez que a categoria-escola promovida pela Vicar também vai acelerar na pista na próxima semana, entre 3 e 5 de outubro.

Daqui até o desfecho da temporada, a BRB Fórmula 4 Brasil terá um período bastante intenso de etapas. Depois das duas rodadas seguidas no Velocitta, o calendário vai apontar para a aguardada etapa preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, em Interlagos, entre 7 e 9 de novembro.

Três semanas depois, a expectativa fica pela estreia de um novo cenário para a categoria: o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, que será reinaugurado no fim de semana de 30 de novembro. O desfecho da quarta temporada da história da BRB Fórmula 4 Brasil está marcado para uma quinzena depois, entre 13 e 14 de dezembro, em Interlagos.

Em um período de pouco mais de dois meses, portanto, os jovens talentos da Fórmula 4 no Brasil terão pela frente cinco etapas e um total de 15 corridas antes de conhecer quem vai figurar ao lado de Pedro Clerot, Vinícius Tessaro e Matheus Comparatto na seleta galeria dos campeões.

Muito trabalho — O hiato entre a segunda etapa, disputada em julho, e a jornada deste fim de semana, foi de muitas atividades para os pilotos e as equipes do grid. Entre as ações, foram realizados testes coletivos no Velocitta e diversos trabalhos de preparação visando a movimentada agenda entre o fim de setembro até meados de dezembro.

Líder do campeonato, Heitor Dall’Agnol (TMG Racing) foi um dos pilotos com agenda cheia neste intervalo do calendário. Recentemente, o gaúcho de 16 anos esteve na Itália para acompanhar a etapa local do Mundial de Fórmula 1, em Monza, e também participou de testes com o carro da EuroCup 3 em Jerez de La Frontera, na Espanha.

Outro talento que pavimenta seu caminho no automobilismo internacional é o mato-grossense Rogério Grota (Cavaleiro Sports). Natural de Sinop, o piloto fechou acordo para disputar as etapas finais da Fórmula 4 Espanhola em 2025, alternando sua jornada com a campanha na categoria-escola brasileira.

Filippo Fiorentino (TMG Racing) teve calendário igualmente cheio nas últimas semanas. O paulista fez sua estreia na EuroCup 3 e correu nas etapas de Assen, na Holanda, e em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Quem também disputa a categoria, mas em tempo integral ao longo de 2025, é o paranaense Alceu Feldmann Neto, de 17 anos.

A luta pelo título — Heitor Dall’Agnol volta ao Velocitta para tentar replicar uma campanha quase perfeita em julho, quando marcou 60 dos 68 pontos em disputa após conquistar uma vitória e dois segundos lugares, além de marcar dois pontos extras pela pole e outros três pelas voltas mais rápidas nas provas da segunda etapa.

Com campanha quase perfeita em julho, Heitor DallAgnol volta ao Velocitta

Dono de duas vitórias e quatro pódios na sua temporada de estreia, o adolescente de Passo Fundo soma 104 pontos e lidera o campeonato geral e também a tabela entre os “rookies”. A vice-liderança pertence outro estreante: o sorocabano Murilo Rocha (Starrett Bassani F4), de 15 anos, que tem uma vitória, dois pódios e 59 pontos na tabela. O top-3 é completado por mais um novato: o paulistano Pietro Mesquita (TMG Racing), de 16, que tem dois pódios e 50 tentos.

Também com 16 anos, Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) aparece em quarto no campeonato de pilotos. No curso da sua segunda temporada na BRB Fórmula 4 Brasil, o brasileiro de origem belga tem 47 pontos, um a mais que Filippo Fiorentino. O paulistano de 17 anos não disputou a etapa de abertura do campeonato, em Interlagos, em razão de compromissos na Fórmula 4 Espanhola, mas foi o segundo maior pontuador no Velocitta e volta a Mogi Guaçu com 46 tentos, uma vitória e dois pódios no campeonato.

Companheiros de equipe na Starrett Bassani F4 e quase homônimos, o brasiliense Pedro Lins — vencedor da segunda corrida da etapa de julho em Mogi Guaçu — e o paulista Pedro Lima estão empatados na tabela, com 45 pontos cada. Outro representante da TMG Racing, o maranhense Ciro Sobral — dono de vitória na prova de abertura do campeonato — é  o oitavo, com 38, contra 31 de Rogério Grotta e 26 pontos do décimo colocado, Alceu Feldmann Neto (Cavaleiro Sports).

Agenda no interior — A BRB Fórmula 4 Brasil vai acelerar em Velocitta para uma programação que conta ainda com a BRB Stock Car Pro Series e a Stock Light, em fim de semana de oito corridas. Os ingressos, partindo de R$ 25, estão à venda na plataforma Tiqueteira e entre sexta-feira e domingo nas bilheterias do autódromo.

O fã também pode adquirir o combo de ingressos para as duas etapas: a deste fim de mês e também a do início de outubro (04 e 05/10), quando a BRB Stock Car, o TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e a BRB Fórmula 4 Brasil estarão na pista interiorana. Nesta opção, as entradas partem de R$ 40.

As atividades da categoria-escola nesta semana no Velocitta têm início na quinta-feira, com um cronograma intenso para os talentos da nova geração. Ao todo, serão quatro treinos extras, alternados com outras quatro práticas de largada.

A programação oficial terá início na sexta-feira, quando serão realizados dois treinos livres e, a partir de 14h50, a classificação que vai determinar o terceiro dono do Troféu Pole Position Abarth no ano e também a ordem do grid nas corridas 1 e 3. O sábado traz na agenda a primeira prova do fim de semana, com 30 minutos mais uma volta de duração, a partir de 8h55. Os pilotos da BRB Fórmula 4 voltam à pista no período da tarde, às 15h40, para a disputa da Corrida 2, a mais curta da etapa, com 20 minutos e inversão do grid em relação aos oito primeiros da primeira disputa.

A terceira etapa do campeonato será concluída no domingo, dia que reserva aos fãs um dos mais aguardados momentos do fim de semana: a visitação aos boxes. É a ocasião perfeita para o público interagir com seu piloto preferido e ver de perto as máquinas que vão acelerar no interior paulista. Os jovens pilotos da BRB Fórmula 4 completam a rodada às 13h55 com a Corrida 3, de 30 minutos mais uma volta, fechando a agenda da semana no Velocitta.

A BRB Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube e em TV por assinatura pela emissora BandSports.

Fonte: BestPr.

Foto: Magnus Torquato/ Marcelo Machado de Melo

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X