AutomobilismoStock Pro Car

Stock Car: BRB Stock Car retorna a Curvelo com nova geração de SUVs

Oito anos depois da última prova na região central de Minas Gerais, categoria retorna renovada e com carros modernos e de alta tecnologia

A BRB Stock Car Pro Series dá sequência à temporada 2025 levando a nova geração de carros tipo SUV da categoria para acelerar pela primeira vez em Minas Gerais neste fim de semana (16 e 17/08). O Circuito dos Cristais, em Curvelo, receberá a quinta etapa do campeonato, marcando o retorno da principal competição do automobilismo brasileiro à pista da região central do Estado, após oito anos de ausência. Formado por 31 estrelas do cenário mundial e nacional, o grid da Stock conta com os modelos Chevrolet Tracker Stock Car, Mitsubishi Eclipse Cross  Stock Car e Toyota Corolla Cross Stock Car – todos dotados de tecnologia de competição inovadora.
A jornada desta semana verá o reencontro de nomes consagrados do esporte com o Circuito dos Cristais, casos de Rubens Barrichello, Cacá Bueno, Gabriel Casagrande, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Ricardo Maurício e Daniel Serra, entre tantos outros. Ao mesmo tempo, o traçado mineiro será novidade para pilotos de carreira laureada, como Helio Castroneves, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr. e João Paulo de Oliveira, além dos muitos talentos da nova geração.

Só campeões venceram – Curvelo já recebeu a BRB Stock Car em duas oportunidades, 2016 e 2017, e traz uma peculiaridade: somente pilotos campeões ou que viriam a sê-lo triunfaram na região central de Minas Gerais. Fraga é o maior vencedor, com duas conquistas, uma em cada temporada. O piloto de Tocantins também faturou as duas poles em jogo naquele período. Tricampeão, Ricardo Maurício subiu ao topo do pódio em 2016, enquanto Gabriel Casagrande, igualmente dono de três títulos, obteve sua primeira vitória na categoria justamente em Curvelo, em 2017.
A BRB Stock Car vai acelerar no traçado de 3.330 metros e 16 curvas. Percorrida em sentido anti-horário, a pista é bastante seletiva, técnica, exigente e tem como uma das características a forte frenagem depois da reta principal, que tem aproximadamente 800 metros de extensão.
Segundo a meteorologia, o fim de semana em Curvelo será quente, sem previsão de chuva e com a temperatura ambiente variável entre 15ºC e 30ºC.

Muitos estreantes — Uma mescla de pilotos experientes e os representantes da nova geração vai correr pela primeira vez no Circuito dos Cristais pela BRB Stock Car. Reconhecidos mundialmente por trajetórias repletas de vitórias e títulos, os ex-Fórmula 1 Felipe Massa e Nelson Piquet Jr., assim como Helio Castroneves, quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, e João Paulo de Oliveira, com carreira vencedora no automobilismo japonês, vão competir pela primeira vez em Curvelo na Stock Car.
Líder do campeonato, Gaetano Di Mauro já acelerou pela Stock Light na pista mineira, mas correrá pela primeira vez na categoria principal em Curvelo. Nomes com mais experiência também vão estrear pela categoria no traçado mineiro. São os casos de Vicente Orige, Bruno Baptista e Lucas Kohl. Pela nova geração, Arthur Gama, Arthur Leist, Enzo Elias, Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Rafael Reis e Zezinho Muggiati vão correr pela primeira vez em um carro da categoria no Circuito dos Cristais. Ao todo, 15 dos 31 pilotos entrarão na pista pela primeira vez com a Stock Car.

Campeonato — Com quatro etapas e um total de sete corridas já realizadas, a liderança está nas mãos do piloto que mais subiu ao pódio até agora. Com uma vitória e quatro top-3, Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) comanda a tabela com 294 pontos. Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) soma uma vitória, três pódios e 252 tentos na segunda colocação, enquanto o piloto mais laureado da história em Curvelo, Felipe Fraga (Eurofarma RC), vem em terceiro, com 244.
Em grande fase, Felipe Baptista (CAR Racing KTF) e Arthur Leist (Crown Racing) estão em quarto e quinto no campeonato, com 236 e 220 pontos, respectivamente. Vindo de grande campanha no Velocitta, na qual registrou uma vitória, Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports) é o sexto colocado, com 216 pontos. Neste fim de semana, o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 competirá na BRB Stock Car e também pelo TCR South America Banco BRB/TCR Brasil Banco BRB, sendo o único piloto inscrito a fazer jornada dupla.
Cesar Ramos (Ipiranga Racing) está em sétimo lugar, com 212 pontos, seguido por Enzo Elias (Scuderia Bandeiras), embalado pela vitória na corrida sprint do Velocitta, com 206 tentos. Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) é o nono e soma 194, enquanto o bicampeão Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro) é o décimo, com 179.

A temporada 2025 da BRB Stock Car avança para a quinta etapa neste fim de semana

Maiores do continente — Além da BRB Stock Car, que é a principal competição do Brasil, o Circuito dos Cristais receberá pela primeira vez uma etapa do TCR South America Banco BRB, o campeonato principal campeonato de abrangência sul-americana do automobilismo. A etapa também valerá como abertura da temporada 2025 do TCR Brasil Banco BRB, reunindo grandes nomes do automobilismo no continente. O encontro, conhecido como “Libertadores do Automobilismo”, oferecerá disputas de alto nível apimentadas pela rivalidade Brasil x Argentina.
A principal categoria do automobilismo brasileiro acelera no interior mineiro a partir de quinta-feira, 14 de agosto, com uma sessão extra de treinos, quando os pilotos terão mais uma oportunidade de acumular quilometragem a bordo dos novos SUVs às 16h.

Atração no centro da cidade – Também na quinta-feira, entre 15h e 20h, Curvelo receberá outro acontecimento especial: o Esquenta Stock, que será realizado na Praça Benedito Valadares, com muitas atrações ao público como palco com shows de música ao vivo, exposição de carros, entrega de brindes e distribuição de ingressos. O evento contará com a presença de pilotos da BRB Stock Car e do TCR Banco BRB, muita interação da equipe das categorias com jogos e brincadeiras com o público presente.
As atividades de pista têm sequência na sexta-feira, quando a BRB Stock Car acelera para dois treinos livres. No sábado, a partir de 9h40, a categoria conhecerá o grid de largada e o quinto pole position da temporada. A corrida sprint, com 30 minutos mais uma volta, está marcada para 14h40.
Ainda no sábado, a fan fest será realizada a partir de 17h e reunirá muitas atrações: show ao vivo com Beto Reis e banda, ações em parceria com a Läut, a cerveja oficial da BRB Stock Car Pro Series para a etapa de Curvelo, exposição de carros de corrida e de lançamentos da Chevrolet, interação com pilotos oficiais, food trucks e distribuição de brindes, além de uma ação de conscientização de trânsito desenvolvida pela Ecovias, com simulador de impacto.
Já no domingo, logo depois da visitação aos boxes, prevista para 10h15, a BRB Stock Car volta à pista para fechar a etapa mineira às 12h10 com a corrida principal no Circuito dos Cristais.
A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.

Fonte: BestPr.

Foto: Marcelo Machado de Melo/ Magnus Torquato/ Fabio Davini/ Duda Bairros

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X