Automobilismo Off RoadRally

Rally – Dakar 2023: O piloto Lucas Moraes passa mal, para na trilha, retorna e ainda chega em 3º na especial de hoje

Resultado mantém o estreante como vice-líder na classificação geral da corrida, que teve início no dia 1º de janeiro. Brasileiro Medeiros entre os quadriciclos

Com 114km de competição em trecho cronometrado, a especial mais curta entre as 14 programadas para a edição 2023 do Rally Dakar testou os limites de competidores e equipamentos. Com 90% (ou 102km, segundo a organização) do seu trajeto feito em um longo trecho de dunas do deserto Empty Quarter, na Arábia Saudita, a especial desta quarta-feira (11) marcou um dos momentos mais difíceis para o estreante brasileiro Lucas Moraes, que é o atual vice-líder do maior desafio do off-road mundial e por isso vem sendo uma das sensações do Dakar.
A quantidade e o nível de elevação e queda contínuos, além dos inúmeros saltos, na região de dunas chegaram a fazer o piloto brasileiro do Toyota GR DKR Hilux sentir-se mal e ter que parar o carro no meio da competição. “Não consegui segurar, tive que vomitar”, disse ele.

O dia foi de subidas e descidas de dunas, além de saltos e quedas como esta

Passei vários quilômetros me sentindo mal e essa sensação atrapalhou demais a minha concentração. Segurei até não ter mais como seguir em frente. Tive que parar para vomitar e aliviar o mal-estar. Fiquei muito feliz ao ver que mesmo assim nós terminamos bem a etapa de hoje. Estar entre os primeiros no Dakar é o maior desafio da minha carreira”, resume o piloto da equipe global de atletas da Red Bull, que no Dakar conta também com apoio da SpeedMax Pneus.

Lucas Moraes e Timo Gottschalk cruzam o Empty Quarter durante o Dakar 2023

Moraes, que tem como navegador o alemão Timo Gottschalk, conseguiu terminar o dia como o melhor piloto entre os que conduzem os 12 Toyota inscritos, incluindo o atual campeão, o catariano Nasser Al-Attiyah, que chegou logo a seguir, na quarta posição. Ao todo, 73 carros estão inscritos na categoria principal do Dakar. A vitória na especial de hoje foi do modelo Prodrive Hunter T1+ da dupla formada pelo francês Sébastien Loeb e o belga Fabian Lurquin, que ocupam o terceiro lugar na classificação geral. O experiente multicampeão Loeb é atualmente a grande ameaça ao segundo lugar conquistado pelo brasileiro até o momento.

Lucas Moraes no cockpit de seu Toyota GR DKR Hilux

Mais brasileiros – Outra boa notícia para o Brasil nesta quarta-feira foi a vitória na categoria Quadriciclos, com Marcelo Medeiros, que bateu por 1min8s o terceiro colocado na classificação geral do rally até o momento, o argentino Manuel Andujar. Entretanto, por problemas em especiais anteriores, Medeiros se encontra em 11º na classificação geral de sua categoria.
Já na divisão Protótipos Leves, o navegador Gustavo Gugelmin reduziu de 12min43s para 7min48s sua desvantagem para a dupla formada pelo piloto belga Guillaume de Mevius e o navegador francês François Cazalet, atuais líderes da classificação geral da categoria no Dakar. Gugelmin e seu parceiro, o piloto norte-americano Austin Jones, ocupam a vice-liderança na classificação entre os protótipos leves. Esta matéria foi fechada às 12h30 com os resultados disponíveis no site oficial do Rally Dakar.

Técnico faz checagem no Toyota GR DKR Hilux do piloto brasileiro

Como acompanhar na TV – No Brasil, flashes da corrida e reportagens especiais podem ser vistos pela ESPN4, das 22 às 23h, com o locutor Thiago Alves e o comentarista Edgard Mello Filho. A repórter Letícia Datena faz boletins diários e in loco, exibidos nos canais Band e Bandsports. Assinantes do Star+ acompanharão imagens comentadas em inglês e espanhol. Outra opção é baixar o app Red Bull TV e assistir a vários conteúdos especiais.

10ª Especial, 114km, entre Haradh e Shaybah
1. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) 1h48min32s
2. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +3min4s
3. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +5min22s
4. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +5min45s
5. Yazeed Al-Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive) +6min1s
6. Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +6min14s
7. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +7min59s
8. Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR6-T) +9min57s
9. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +10min11s
10. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +10min26s

Classificação geral após dez especiais
1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 34h19min20s
2. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h21min34s
3. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h37min23s
4. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +1h48min37s
5. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +2h10min56s
6. Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +2h45min24s
7. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +2h50min2s
8. Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +2h56min28s
9. Wei Han/Li Ma (SMG HW2021) +3h43min22s
10. Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras Carreras (Toyota Hilux Overdrive) +4h0min35s

Fonte: BestPr.

Foto: Fotop

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X