AutomobilismoTruck

Truck – O piloto Wellington Cirino comemora retorno à liderança e freios constantes no Tarumã

Vitória e sexto lugar, contra um nono e um sétimo do adversário Beto Monteiro, colocaram o paranaense de volta à ponta da tabela da temporada 2022. O domingo (18) ainda reserva a disputa da oitava etapa no tradicional e veloz circuito gaúcho

Com 21 graus de temperatura ambiente neste sábado (17) de muito sol em Viamão (RS), o circuito de Tarumã anotou 44,3ºC no asfalto para a sétima etapa da Copa Truck. As duas disputas foram vencidas por pilotos da equipe ASG Motorsport/Mercedes-Benz: Wellington Cirino levou a primeira e retomou a liderança do campeonato, enquanto Roberval Andrade venceu a prova complementar.

A largada da sétima etapa da Copa Truck no circuito de Tarumã

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros. Mesmo em uma pista menos exigente com os freios, técnicos da Fras-le registraram temperaturas máximas de 489,3ºC nos freios ao final das corridas.

As duas provas foram bastante disputadas atrás dos líderes. Wellington Cirino largou da pole position e não deu chance para seus adversários, que se envolveram em várias brigas por posição. Felipe Giaffone terminou na segunda posição, seguido de Paulo Salustiano – que não deu sossego ao piloto da Iveco durante a prova. O paranaense da Mercedes-Benz recebeu a bandeirada da vitória com 5,3 segundos de vantagem para o segundo colocado. Após Giaffone e Salustiano, André Marques, Felipe Tozzo, Jaidson Zini, Roberval Andrade (que cumpriu punição com passagem pelos boxes por queima de radar) e Danilo Alamini fecharam os oito primeiros que inverteram as posições no grid da segunda corrida.

Assim, largando da segunda posição, Andrade não quis saber de perder tempo e logo tomou a liderança de Alamini para vencer também com tranquilidade – 3,6 segundos sobre André Marques, o segundo colocado. Salustiano, Giaffone, Alamini, Cirino, Monteiro e Tozzo fecharam os oito melhores da segunda corrida.

A vitória devolveu Cirino à liderança do campeonato, com 221 pontos, graças à punição sofrida por Beto Monteiro por queima de radar – o pernambucano, líder do campeonato, teve de cumprir uma passagem obrigatória pelos boxes e terminou a primeira disputa na nona posição. Beto coloca-se seis pontos atrás com 215 e cinco à frente de Giaffone, agora com 210. Salustiano segue em quarto, com 188, só dois pontos à frente do ascendente Roberval Andrade – que ainda reúne chances matemáticas de título.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Podio corrida 1 na vitoria de Wellington Cirino

Falem, pilotos!
“O freio aqui em Tarumã se manteve muito constante, porque a gente tem praticamente uma só frenagem muito forte. Os contornos de curva são muito rápidos, e a gente até que usa pouco os freios. Então foi tudo muito equilibrado do começo ao fim, e pudemos até usar menos refrigeração nas pastilhas, porque aqui elas suportam bem mais. Hoje deu tudo certo e amanhã vai ser melhor ainda”.
(Wellington Cirino, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #6)
Vencedor Corrida 1

 

Corrida 2 a vitoria de Roberval Andrade

“Fui cauteloso no final de semana, porque são muitos pontos em jogo. E isso me deixa um pouco precavido. Então preferi perder posições. Queimei um radar – não sei como fui cometer esse erro -, mas paguei por isso, e ir de 17º para sétimo na primeira corrida, passar dez caminhões, e vencer a segunda ainda com vantagem é algo que me deixa muito orgulhoso. Amanhã tem muito mais”.
(Roberval Andrade, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #15)
Vencedor Corrida 2

Resultado Corrida 1 (Top-10 extraoficial)
1. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2. Felipe Giaffone (Iveco)
3. Paulo Salustiano (Volkswagen)
4. André Marques (Volkswagen)
5. Felipe Tozzo (Iveco)
6. Jaidson Zini (Mercedes-Benz)
7. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
8. Danilo Alamini (Volkswagen)
9. Beto Monteiro (Volkswagen)
10. Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz)

Resultado Corrida 2 (Top-10 extraoficial)
1. Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
2. André Marques (Volkswagen)
3. Paulo Salustiano (Volkswagen)
4. Felipe Giaffone (Iveco)
5. Danilo Alamini (Volkswagen)
6. Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
7. Beto Monteiro (Volkswagen)
8. Felipe Tozzo (Iveco)
9. Luiz Lopes (Mercedes-Benz)
10. Débora Rodrigues (Volkswagen)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1. Wellington Cirino – 221 pontos
2. Beto Monteiro – 215
3. Felipe Giaffone – 210
4. Paulo Salustiano – 188
5. Roberval Andrade – 186
6. Débora Rodrigues – 168
7. Jaidson Zini – 133
8. Luiz Lopes, 103
9. André Marques – 89
10. Adalberto Jardim – 82

Fonte: P1Media Com.

Foto:  Rafael Catelan

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X