Automobilismo Off RoadRally

Rally – Rally Minas Brasil: disputas acirradas pelas serras de Minas Gerais

A terceira edição do Rally Minas Brasil foi marcada pelo roteiro 100% inédito, técnico e extremamente sinuoso. Foi trabalho duro do início ao fim do rali, com resultados definidos por poucos segundos de diferença

Depois que largou, não tem mais volta… Acelerados e focados, pilotos e navegadores de diversas regiões do país marcaram presença no 3º Rally Minas Brasil – prova válida pela abertura dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja (somando pontos pelas primeira e segunda etapas da temporada 2020).

Campeão Rally Minas Brasil – Geral: O piloto Francine Rossi – 04h29min01seg

O evento – organizado pela Rallymakers – foi realizado neste último final de semana (06 a 08 de março) e levou para a cidade de Patos de Minas (MG) cerca de 400 pessoas, entre competidores (e famílias), equipes de apoio e staff. No grid, foram alinhados 63 veículos entre motos, UTVs e carros. Só do município de Luiz Eduardo Magalhães (BA), vieram nove representantes acompanhados de seus parentes e alguns amigos, a exemplo do piloto de 19 anos, Matheus Broco Germiniani. “Trouxe meus pais, minha irmã e cunhado. A presença deles foi muito importante, pois é um incentivo essencial na hora de buscar um bom resultado. É legal saber que fora das trilhas, eles estão torcendo e aguardando por boas notícias”, disse Germiniani.

O Rally Minas Brasil teve dois dias de competição, e neste domingo, as brigas pelo pódio foram ainda mais acirradas. Já com conhecimento do percurso e dos obstáculos (que foi o mesmo de sábado), os participantes estavam mais seguros para acelerar forte e buscar o menor tempo possível dentro do trecho cronometrado (127 quilômetros para motos e UTVs, e 137 quilômetros para carros).

Vencedor da segunda etapa: Aristides Mafra Júnior

O segundo dia do certame, marcou uma disputa extremamente acirrada entre os três primeiros colocados da categoria Motos, que tiveram uma diferença de poucos segundos entre si. Destaque para o representante de Patos de Minas, o estreante no rali baja, o piloto Matheus Costa que, com uma Honda CRF 230 fez o tempo de 02h08min07seg, e venceu o dia com dez segundos de vantagem em cima de Francine Rossi (de São Sebastião do Paraíso, MG). E, 13 segundos depois, ocupando o terceiro lugar, veio o baiano Guilherme Bissoto (de Luiz Eduardo Magalhães, BA), com 02h08min30.

Entre os UTVs, mais uma bela disputa! Apenas 13 segundos foi a diferença entre o primeiro e o quarto lugar da categoria. O mais rápido foi o piloto catarinense Aristides Mafra (de Brusque), com 01h45min02; com vantagem de oito segundos para Guilherme Cysne (de Socorro, SP). Outro representante de Patos de Minas, Cristiano Batista, ocupou a terceira posição por um segundo e, o paulistano Richard Fliter ficou em quarto lugar por mais quatro segundos, fechando em 01h45min15seg.

Nos Carros, a dupla Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio (de Alphaville, SP), acelerou muito e, na marca de 02h06min30seg, faturou o primeiro lugar. Na segunda colocação, Marcelo Gastaldi/Lourival Roldan (Manaus, AM / Embu das Artes, SP), fez 02h07min49seg, e em terceiro, Luiz Facco/Humberto Ribeiro (Alphaville, SP / Teresina, PI), com 02h08min10seg.

Eles fizeram bonito e mereceram o pódio

Campeões da etapa e do Rally Minas Brasil: Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio

No total para as motos e UTVs, foram 254 quilômetros nos dois dias de Rally Minas Brasil, os carros 411 quilômetros. Em roteiro 100% inédito e bastante sinuoso, os competidores encararam muitos trechos de erosões, pedras, trial, subidas e descidas e, tudo isso, contornando as serras de Minas Gerais e, na maioria das vezes, a beira das encostas – que demandou ainda mais atenção e cuidado.

Apesar de mais tenso – pois a definição do pódio está em jogo – o segundo dia de rali costuma ser mais prazeroso, pois os off-roaders se sentem mais seguros na tocada e podem “abusar” um pouco mais da experiência que possuem e utilizar diversos tipos de técnicas, sobretudo, nos setores de curvas. E, embora sinuoso, o Rally Minas Brasil foi uma prova rápida, dura e emocionante.

Entre os competidores da categoria motos, Francine Rossi fez o menor tempo no acumulado e, com 4h29min01seg, é o novo campeão do Rally Minas Brasil. “Foi uma prova bem legal. O segundo dia estava com o terreno mais seco, coloquei a mão mais no fundo do acelerador e apurei a performance. Os dois dias seguiram o padrão da Rallymakers e foi especial”, declarou Rossi. De Pará de Minas (MG), o vice-campeão foi o piloto Marco Antonio Pereira (04h39min49seg), seguido por Guilherme Bissoto (04h36min15seg).

Campeão Rally Minas Brasil – Geral: o piloto Richard Fliter – 03h52min18seg

Nos UTVs, a briga foi “pau a pau” até o último metro do trecho cronometrado, e o melhor foi o piloto Richard Fliter que com 03h52min18seg, sagrou-se o vencedor do Rally Minas Brasil – e por uma vantagem de 17 segundos para o segundo colocado, o mineiro de Nova Lima, Maurício Rocha (03h52min35seg). Em terceiro lugar ficou Cristiano Batista com 03h52min56seg. “Primeiro, quero agradecer a todo o pessoal da Rallymakers, que fez uma prova espetacular. Passamos por estradas secundárias, por serras incríveis, em setores bem técnicos; foi um teste de resistência para os pilotos e para os UTVs, pois aceleramos fortes diante de todos os obstáculos”, falou Fliter. “Foi um rali fantástico, uma disputa incrível, na qual todos nós brigamos pelo pódio até o final. Fiquei muito feliz de conquistar o primeiro lugar nesta abertura de campeonato”, completou.

E para fechar as decisões do Rally Minas Brasil, entre os carros, Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio mostraram que estão vivendo uma excelente fase e abriram uma vantagem significativa para os adversários, sagrando-se campeões na marca de 06h30min7seg. “Essa é a nossa terceira participação aqui e, finalmente, conquistamos esse título. Começamos o ano com o pé direito”, disse Bentivoglio, salientando que o entrosamento da dupla foi um grande diferencial. Em segundo lugar ficaram Glauber Fontoura e Jhonatan Ardigo (Santana de Parnaíba, SP / Apucarana, PR), com 06h43min47seg, seguidos por Rodrigo Ache e Luis Felipe Eckel (Barueri, SP / Curitiba, PR), com 07h06min18seg.

Vencedor da segunda etapa: o piloto Matheus Costa

Para o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio preparar o 3º Rally Minas Brasil foi uma das tarefas mais difíceis de todos esses anos. “Foram muitos dias de chuvas intensas na região e, por isso, pensa em um rali judiado para se construir. Mas a equipe técnica da cidade é sensacional e comprometida e, dada toda a dedicação que tivemos, fomos contemplados por um final de semana de sol”, destacou Fernando. “Entregamos uma prova dura, difícil, no DNA da Rallymakers e no mesmo molde como abrimos o campeonato brasileiro há 15 anos, com uma etapa que nível o Brasileiro por cima”, encerrou. 

 

Classificação – 3º Rally Minas Brasil

Segundo dia

 

Categoria Motos

1º Matheus Costa, 02h08min07seg

2º Francine Rossi, 02h08min17seg

3º Guilherme Bissoto, 02h08min30seg

4º Marco Antonio Pereira, 02h09min07seg

5º Jesus Vicente Ribeiro, 02h14min57seg

 

Categoria UTVs

1º Aristides Mafra Júnior, 01h45min02seg

2º Guilherme Cysne, 01h45min10seg

3º Cristiano Batista, 01h45min11seg

4º Richard Fliter, 01h45min15seg

5º Maurício Rocha, 01h46min22seg

 

Categoria Carros

1º Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio, 02h06min30seg

2º Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan, 02h07min49seg

3º Luiz Facco e Humberto Ribeiro, 02h08min10seg

4º Glauber Fontoura e Jhonatan Ardigo, 002h15min37seg

5º Paulo Goes e Rogério Coelho, 02h19min54seg

 

Classificação Geral – 3º Rally Minas Brasil

 

Categoria Motos

1º Francine Rossi, 04h29min01seg

2º Marco Antonio Pereira, 04h31min49seg

3º Guilherme Bissoto,04h36min15seg

4º Jesus Vicente Ribeiro, 04h41min18seg

5º Chisthiano Pressi, 04h42min40seg

 

Categoria UTV

1º Richard Fliter, 03h52min18seg

2º Maurício Rocha, 03h52min35seg

3º Cristiano Batista, 03h52min56seg

4º Christian Klawa, 03h53min29seg

5º Aristides Mafra Júnior, 03h55min48seg

 

Categoria Carros

1º Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio, 06h30min27seg

2º Glauber Fontoura e Jhonatan Ardigo, 06h43min47seg

3º Rodrigo Ache e Luis Felipe Eckel, 07h06min18seg

4º Rodrigo Khezam e Pipo Mirone, 07h06min55seg

5º Luis Carlos Nacif e Neurivan Calado, 07h17min03seg

 

 

Fonte: Liberdade de Ideias

Foto: DFotos

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X