AutomobilismoTCR Series

TCR Series – O piloto Ignacio Nacho Montenegro vence duelo com Rafael Suzuki e sai na pole da etapa do Velopark do TCR Brasil Banco BRB

O autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, sediou um daqueles clássicos Brasil x Argentina na tarde deste sábado. Só que no automobilismo. Na classificação do terceiro encontro da temporada 2023 do TCR Brasil Banco BRB, o argentino Ignacio “Nacho” Montenegro levou a melhor contra o brasileiro Rafael Suzuki e vai largar na pole position da primeira corrida do domingo.

Com o tempo de 58.893s, o piloto do Honda Civic #23 da Squadra Martino teve um ótimo desempenho tanto no Q1 quanto no Q2 e superou o rival do Lynk & Co. #8 da PMO Motorsport por apenas 43 milésimos. O suficiente para garantir a posição de honra no grid de largada. Um duelo que chegou a ser atrapalhado pelas bandeiras vermelhas no Q2, mas que teve um desfecho emocionante com o cronômetro zerado.

Com o novo Honda Civic FL5, que foi pilotado pelo argentino Néstor Girolami durante a passagem do TCR WORLD TOUR pela América do Sul, o uruguaio Juan Manuel Casella ficou em terceiro, com o argentino Juan Angel Rosso, com um Toyota Corolla GRS, em quarto. Líder do campeonato brasileiro, Raphael Reis, com o CUPRA #77 da W2 Pro Gp, foi atrapalhado no Q1 por um adversário e no Q2 foi uma das vítimas das bandeiras vermelhas, uma delas causadas pelo forte acidente de Enrique Maglione, que chegou a capotar com seu Honda Civic na reta oposta, mas escapou ileso. Ele vai largar na nona posição no geral, em sétimo entre os carros do TCR Brasil Banco BRB.

Entre os pilotos da Copa Trophy, o melhor do grid foi justamente Maglione, na sexta posição. Fabio Casagrande larga em 12º, Adalberto Baptista em 13º e Guilherme Reischl em 14º. Neste domingo, as duas corridas serão realizadas pela manhã e no início da tarde, ambas com transmissão ao vivo pelos canais ESPN e pelo serviço de streaming Star+.

A classificação

Após um dia com muita chuva no Velopark e com dois treinos livres com o asfalto encharcado, os pilotos encararam uma condição de pista completamente diferente para a classificação. E Nacho Montenegro tratou de impor respeito logo de cara. Foi para a pista assim que o box abriu e já fez uma volta abaixo da casa de um minuto, para marcar o melhor tempo nos primeiros movimentos do Q1. Juan Manuel Casella também marcou uma boa volta e assumiu a segunda posição na sequência.

A nove minutos do fim, Pedro Cardoso assumiu a liderança ao superar Nacho por apenas 67 milésimos, em uma disputa extremamente apertada pela liderança. Galid Osman, na sequência, subiu para a terceira posição, trazendo Bernardo Llaver no quarto posto. Rafael Suzuki, com uma voa volta, subiu para o quinto lugar.

Fabian Yannantuoni cometeu um erro na freada para a chicane no fim da reta oposta a sete minutos do fim do Q1. Ele rodou, mas conseguiu retornar à pista sem danificar seu carro e sem atrapalhar ninguém. E pouco depois, Suzuki melhorou ainda mais seu tempo e pulou para a primeira posição, 439 milésimos à frente de Cardoso. Com a pista sendo emborrachada e a temperatura caindo, os tempos melhoravam a cada passagem dos carros.

Casella mostrou a força de seu novo Honda Civic e marcou o melhor tempo a três minutos do fim do Q1, pouco mais de um décimo melhor que Suzuki. Nacho também melhorou seu tempo, subindo para a terceira posição, pouco antes do erro de Adalberto Baptista, um dos pilotos da Copa Trophy, na chicane após a reta dos boxes.

Quem ficou muito próximo da zona de corte foi Raphael Reis, líder do TCR Brasil Banco BRB. Ele foi 1.443 mais lento que Casella no Q1, mas um incidente com Adalberto Baptista danificou bem a frente de seu carro e atrapalhou seu desempenho. Ainda assim, Reis conseguiu a 12ª posição e última vaga para o Q2 neste sábado no Velopark.

Nos dez minutos finais do Q2, Nacho foi novamente o primeiro a ir à pista, seguido por Suzuki. Mas desta vez foi o brasileiro que estabeleceu a melhor volta de cara, quase dois décimos mais rápido que o argentino. Casella ficou em terceiro. Mas um forte acidente com Enrique Maglione na entrada da reta oposta causou o acionamento da bandeira vermelha a pouco mais de seis minutos para o fim da sessão. O piloto saiu andando do carro, em segurança.

Após uma paralisação de 11 minutos, a sessão foi reiniciada. Bernardo Llaver pulou logo para a terceira posição com uma boa volta. A dois minutos do fim, Nacho recuperou a liderança de Suzuki, que respondeu com uma boa volta, mas ficou a 43 milésimos do argentino. Foi quando a bandeira vermelha foi novamente acionada a 1:56 do fim, quando o carro de Yannantuoni parou na parte externa da curva 4.

Foi uma rápida interrupção, contudo. O Q2 foi reiniciado, mas ninguém conseguiu tirar a pole position de Nacho Montenegro, que terá Rafael Suzuki ao seu lado na primeira fila. Bernardo Llaver marcou o terceiro tempo, com Juan Manuel Casella em quarto e Juan Angel Rosso em quinto. Quarto colocado no TCR South America Banco BRB e líder do TCR Brasil Banco BRB, Raphael Reis vai largar apenas em nono neste domingo.

O que eles disseram:

“Estou feliz por marcar a pole, nunca festejei tanto uma pole position. Não conhecíamos o circuito, só tínhamos andado nele com chuva, é diferente, e vários pilotos o conheciam por causa da Stock Car. Fiquei contente. Minha segunda pole no Brasil. E agora é seguir com o bom desempenho no domingo.”
Ignacio “Nacho” Montenegro

“Confesso que estou um pouco triste, porque a gente tinha muito potencial para fazer a pole. Faltou pouco, faltou encaixar um pouco mais. As bandeiras vermelhas atrapalharam um pouco. Mas vamos trabalhar, domingo tem duas corridas. Quero muito ganhar uma corrida aqui. Minha maior chance está na corrida um. Não estou disputando o campeonato diretamente, até porque não corri a última etapa. Então, vamos tentar fazer o máximo para brigar pela vitória.”
Rafael Suzuki

Fonte: LF Press.

Foto: Duda Bairros/ Beto Correa

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X