AutomobilismoStock Pro Car

Stock Car – Chuva embaralha favoritos, e Bruno Baptista é pole da Stock Car em Cascavel

Piloto da RCM Motorsport superou condições complicadas para faturar sua segunda pole na temporada. Líder do campeonato, Gabriel Casagrande larga da 26ª posição neste domingo

Bruno Baptista roubou a cena em Cascavel (PR) e conquistou a pole position da 11ª e penúltima etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series. O paulista de 26 anos registrou 1min07s461 como melhor tempo no Q3 e vai largar na frente pela segunda vez neste ano e a quarta na carreira. Com o Toyota Corolla #44, o piloto da RCM Motorsport superou uma classificação bastante difícil em razão da chuva que deu as caras no Autódromo Internacional Zilmar Beux e que foi determinante para eliminar precocemente da sessão candidatos ao título como Felipe Fraga, Thiago Camilo, Rubens Barrichello e o líder do campeonato, Gabriel Casagrande.

Quinto no campeonato, Daniel Serra (#29) completa a primeira fila do grid

Entre os pilotos em boa condição para chegar à última etapa na condição de finalista, o melhor colocado no grid é Daniel Serra (Eurofarma RC). Quinto colocado na tabela de 2023, o tricampeão da Stock Car ficou a apenas 0s009 da marca estabelecida por Bruno Baptista no Q3 e dividirá a primeira fila neste domingo, a partir de 13h40. Recordista de pódios na Stock Car em Cascavel com seis idas ao top-3, Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team) vai largar em terceiro, lado a lado com Rafael Suzuki (Pole Motorsport), que é o sexto colocado no campeonato e segue com boas chances de seguir entre os candidatos ao título.

Líder do campeonato, Gabriel Casagrande larga em 26º neste domingo

Líder do campeonato, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) largará em 26º lugar. Quarto colocado na tabela, Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time), por sua vez, parte da 19ª posição no grid da Corrida 1, com o vice-líder da classificação Felipe Fraga (Blau Motorsport) em 22º. Thiago Camilo (A.Mattheis Ipiranga Racing), que está em terceiro na pontuação, sairá em 24º.

Dono da pole na etapa de abertura do campeonato, no mês de abril em Goiânia, Bruno Baptista enalteceu o trabalho da RCM para voltar à posição de honra do grid da Stock Car: “A equipe me entregou um carro que já estava muito bom com pista seca, e no molhado não foi diferente. Depois do Q2 sabia que teríamos chance de lutar pela pole, e quando abri a volta pude notar novamente o bom desempenho do nosso carro. Encaixamos tudo e conseguimos fazer essa pole position, minha segunda no ano. Dá um impulso para terminarmos bem a temporada e começarmos 2024 em uma situação muito melhor”, disse o piloto, agora com 115 pontos no campeonato.

‘Loteria’ da chuva elimina favoritos — A previsão de chuva para o fim de semana se confirmou minutos antes do início da sessão que determinou o penúltimo pole position do ano na Stock Car. Uma condição que desafiou todos os competidores e tornou a classificação uma verdadeira loteria, a ponto de embaralhar os líderes do campeonato na definição do grid.

Recordista de pódios em Cascavel, Julio Campos vai largar na terceira posição

No primeiro grupo, que envolveu os 15 primeiros colocados do campeonato, o mais rápido no Q1 foi Felipe Baptista, que virou 1min07s347, liderando a dobradinha da KTF com Guilherme Salas em segundo. Ricardo Zonta (RCM Motorsport) registrou o terceiro melhor tempo. Entre os líderes do campeonato, o melhor colocado foi Daniel Serra, quarto com 1min07s709.
A situação permaneceu desafiadora para os pilotos que vieram para a pista no segundo grupo. Mesmo assim, Bruno Baptista conseguiu andar bem no molhado e se colocou no grupo dos 15 primeiros no geral. Quem também subiu bem na tabela de tempos foi Marcos Gomes, um dos ‘reis da pista’ com três vitórias em Cascavel. Segundos depois, a bandeira vermelha chegou a ser acionada depois de algumas escapadas.

Pilotos encararam os desafios do autódromo cascavelense no molhado

A classificação foi retomada com algum tempo para que os pilotos pudessem fazer uma última tentativa. E aí nomes como Enzo Elias, Julio Campos e Dudu Barrichello deram importante salto na lista de tempos de um Q1 com 27 pilotos no mesmo segundo e se garantiram na segunda parte da sessão. Contudo, quatro dos cinco primeiros do campeonato foram eliminados: Rubens Barrichello, Fraga, Camilo e Casagrande, em cenário que traz perspectiva ainda mais imprevisível para o domingo em Cascavel.
Casagrande falou sobre o grid embaralhado para o domingo no Oeste do Paraná. “O campeonato ficou mais emocionante, só com o Daniel largando mais à frente. Mas faz parte, são coisas que podem acontecer. Vamos trabalhar para ver o que a gente pode melhorar, somar pontos amanhã e manter a vantagem na liderança para ir rumo a Interlagos com alguma tranquilidade para conquistar o título”, afirmou o paranaense, que tem 31 pontos de vantagem para Fraga, vice-líder do campeonato.

Bruno Baptista volta à pole — Depois de boa performance no molhado, Felipe Baptista voltou a ocupar a ponta da lista de tempos depois de marcar 1min07s236 no começo do Q2, seguido por Bruno Baptista, Rafael Suzuki, Julio Campos, Daniel Serra e Guilherme Salas.
A sequência foi quebrada por um inspirado Enzo Elias, que fez volta que o colocou na quinta posição, deixando Serra em sexto, no limite entre passar para o Q3 e ser eliminado. No fim das contas, o tricampeão subiu para a fase final da sessão e se garantiu na luta pela pole position a seguir.

Festa da RCM com a pole conquistada por Bruno Baptista no Oeste do Paraná

Por fim, a luta pela pole position foi imprevisível em razão das condições da pista no Q3. Bruno Baptista foi quem conseguiu lidar melhor com a situação do asfalto ainda molhado e fez importante tempo de volta em 1min07s461. O tricampeão Daniel Serra foi quem chegou mais perto, apenas 0s009 da marca estabelecida pelo piloto da RCM Motorsport.
Julio Campos vai largar em terceiro, lado a lado com Rafael Suzuki. Felipe Baptista buscou fazer suas voltas rápidas nos minutos finais do Q3, mas obteve o quinto melhor tempo, enquanto Enzo Elias completou a relação dos seis primeiros do grid de largada.

Largada da primeira corrida em Cascavel

Como assistir — No fim de semana que tem na pista também a sétima e penúltima etapa da Copa Hyundai HB20, a Stock Car Pro Series volta a acelerar em um domingo bastante movimentado e que novamente traz previsão de chuva.
O dia também traz a visitação aos boxes, um dos pontos altos do fim de semana, a partir de 11h30. A etapa decisiva em Cascavel larga com a Corrida 1 a partir de 13h40, enquanto a última prova do cronograma está marcada para 14h20, sempre com 30 minutos mais uma volta.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura, além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook e TikTok, Canal GB, do narrador Galvão Bueno (YouTube), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, canal da Tribo do Gaules na Twitch e, a partir deste fim de semana, também pelo Canal GOAT (YouTube).

Stock Car Pro Series, etapa 11, Cascavel, Corrida 1, grid de largada:
1º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min07s461
2º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min07s470
3º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min07s541
4º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min07s729
5º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min07s902
6º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 2min14s345

Fonte: BestPr.

Foto: Duda Bairros

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X