AutomobilismoPorsche

Porsche Império GT3 Cup – Chega ao fim de semana decisivo de Sprint com dois títulos em disputa

Em etapa disputada junto com a Fórmula 1 em Interlagos, seis pilotos ainda lutam pelas taças da Cup e da Cup Sport

Lewis Hamilton já se tornou campeão da temporada de 2017 da Fórmula 1 antecipadamente. Mas quem disse que neste fim de semana não vai haver disputa por títulos no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP)? Vai ter decisão, sim, e duas! A Porsche Império GT3 Cup desembarca mais uma vez na capital paulista como evento suporte para o GP do Brasil de F1, com a última etapa de Sprint deste ano, a oitava da temporada. E a expectativa é pela definição dos campeonatos da Cup e da Cup Sport.

Em mais um ano com muito equilíbrio na categoria, a Porsche Império GT3 Cup tem quatro postulantes ao título na categoria principal. Depois de cinco etapas do torneio de curta duração, Miguel Paludo (172,5 pontos), Rodrigo Baptista (172), Ricardo Baptista (151) e Lico Kaesemodel (146) entram na pista da capital paulista com chances de levantar a taça. Realmente, não poderia haver melhor maneira de terminar o ano.

“A corrida da Fórmula 1 sempre apresenta uma expectativa extra, por ser uma etapa especial. Estou muito feliz por estar disputando o título da Sprint nessa etapa. A gente vem trabalhando o ano inteiro para isso. Ter a chance de disputar o título é muito especial para mim e para a Brant, que é meu patrocinador”, comentou Paludo, que lidera o campeonato, sem contar os descartes.

Assim como nas disputas anteriores do campeonato de Sprint da Cup, a etapa vai contar com duas corridas. A diferença é que uma acontece no sábado e a outra está programada para domingo. Além disso, como a pista de Interlagos vai ser dividida com os carros da Fórmula 1, os pilotos da Porsche Império GT3 Cup não terão treinos livres, indo direto para a classificação. Vale lembrar que a categoria é suporte da F1 desde 2005.

Nas duas corridas da Cup neste fim de semana, serão 42 pontos em disputa para o vencedor. Assim, mesmo com os descartes dos dois piores resultados do ano, Lico Kaesemodel, o quarto colocado no campeonato, ainda tem chances de título. Nessa situação, apesar da segunda posição, Rodrigo Baptista é quem parece estar mais tranquilo, afinal, tem de somar 28 pontos para assegurar a taça, sem precisar ficar de olho nos resultados dos adversários. Vale lembrar que Rodrigo é quem mais venceu na temporada: são seis triunfos.

Entre os postulantes ao título, Rodrigo ainda busca sua primeira taça na Cup. Enquanto isso, Miguel Paludo e Ricardo Baptista possuem duas taças de Sprint cada, e Lico tem uma – ele é o atual campeão.

 

Cup Sport

Além do título da Cup, a etapa deste fim de semana, em Interlagos, vai definir o campeão da Cup Sport. A disputa está entre Fernando Fortes, com 92 pontos, e Marcel Visconde, com 81. São 22 pontos em jogo.

Para assegurar a taça sem ter de torcer contra os adversários, Fortes precisa marcar cinco pontos.

Vale lembrar que os títulos da Cup Master, da Challenge e da Challenge Sport já foram definidos, com as conquistas de Maurizio Billi, Marçal Müller e Pedro Costa, respectivamente.

 

O que eles disseram:

 

“É um momento legal para focar minha energia nessas duas corridas finais de Sprint e na última de Endurance. Poder ganhar três campeonatos fala muito sobre nossa performance durante o ano. Sei que é uma tarefa difícil, mas não impossível. Vamos brigar até o fim. Não está morto quem peleia”

Miguel Paludo, líder do campeonato da Cup – tem uma vitória na temporada de Sprint

 

“Esperava que o desempenho (na temporada) fosse bom, tinha andado com força nas duas últimas etapas da Endurance Series no ano passado. Mas não esperava ter essas seis vitórias logo de cara. Foram corridas muito boas. Mas não dá para esquecer que tem o (Miguel) Paludo, o Ricardo (Baptista) e o Lico (Kaesemodel) disputando ali do lado. É muito especial. Foi um ano que, mesmo se não vier o título, não vou esquecer e vai entrar para a história”

Rodrigo Baptista, vice-líder do campeonato da Cup – tem seis vitórias na temporada de Sprint

 

“No início da temporada, a gente sempre tem como objetivo chegar à última etapa com chances reais de título. Nesse ano, acabei conseguindo isso também. Foi um ano produtivo, poderíamos ter obtido melhores resultados que, por razões diversas, não aconteceram. Mas a gente chega com a esperança de conquistar o tricampeonato”

Ricardo Baptista, terceiro colocado no campeonato da Cup – ainda não venceu na temporada de Sprint

 

“Por ser o atual campeão da Sprint, eu até esperava um pouco mais (da atual temporada). Mas tive alguns problemas na metade do campeonato, algumas punições que, na minha visão, foram injustas. Mas aconteceram, é isso aí. Conquistar o título é um pouco difícil, mas vamos ver. Tem de ver os descartes ainda. Mesmo assim, estamos na briga”

Lico Kaesemodel, quarto colocado no campeonato da Cup – tem uma vitória na temporada de Sprint

 

“A expectativa é boa. Tenho uma boa chance de sair campeão da Cup Sport logo no meu ano de estreia na Porsche Império GT3 Cup. Estou tranquilo, confiante. Mas sei que tudo pode acontecer em uma corrida. Vou procurar fazer meu melhor, como em todas as provas que participo. Meu resultado nessa temporada de estreia superou toda a expectativa que eu tinha. Sinceramente, nem cogitei, na melhor das hipóteses, chegar à última prova do ano com chances de disputar o título”

Fernando Fortes, líder do campeonato da Cup Sport

 

“Depois de 12 anos pilotando e ganhando experiência, não existe tanta ansiedade por ser a última prova ou a decisão de título. O importante é ir para a corrida e, principalmente, fazer um bom trabalho. Se der certo, ótimo!”

Marcel Visconde, vice-líder do campeonato da Cup Sport

 

Cronograma

Sexta-feira, 10 de novembro

10:00 – 11:30 – Treino livre 1 – F1

12:00 – 12:30 – Treino livre 1 – CHALLENGE

14:00 – 15:30 – Treino livre 2 – F1

15:55 – 16:25 – Treino classificatório – CUP

 

Sábado, 11 de novembro

11:00 – 12:00 – Treino livre 3 – F1

14:00 – 15:00 – Treino classificatório – F1

15:25 – 15:55 – Treino classificatório – CHALLENGE

16:25 – 17:00 – Corrida 1 (25 min + 1 min/volta) – CUP

 

Domingo, 12 de novembro 

09:00 – 09:35 – Corrida (25 min + 1 min/volta) – CHALLENGE

10:00 – 10:35 – Corrida 2 (25 min + 1 min/volta) – CUP

14:00 – Grande Prêmio do Brasil (71 voltas ou 120 min) – F1

 

 

 

Fonte: Luis Ferrari

Foto: Fabian Lujan

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X