Endurance – A equipe Stuttgart Motorsport defende liderança em Cascavel na reta final do Brasileiro de Endurance
Pista desconhecida e alterações no regulamento deixam tudo em aberto no oeste paranaense
Os carros da Stuttgart Motorsport voltam à pista neste final de semana para defender a liderança das classes GT3 e GT4 do Campeonato Brasileiro de Endurance. As 4 Horas de Cascavel, marcadas para sábado no tradicional autódromo do oeste paranaense, valerão como sexta etapa do calendário de oito provas e poderão ser determinantes na luta pelos títulos em todas as categorias.
O trio Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller ocupa a ponta da classificação da GT3 com 360 pontos, mas vantagem sobre a dupla que aparece em segundo, formada por Cacá Bueno e Ricardo Baptista, é de apenas 20. A chegada a um circuito desconhecido para o Porsche 911 GT3 R e as esperadas modificações no regulamento da corrida complicam um prognóstico em relação às chances da Stuttgart Motorsport.
“Cascavel é uma pista de alta, mas nunca andamos de GT aqui e, portanto, não sabemos qual será a real em relação à nossa competitividade no final de semana”, admite Maurício. “O circuito é bastante veloz, com dois pontos de ultrapassagem bem difíceis. Nossos adversários deverão ir muito bem nos longos trechos de reta.” Maurício, no entanto, observa que uma novidade no regulamento adicionará um componente a mais de imprevisibilidade à prova. “Não haverá janela de parada, uma experiência que a organização introduzirá especificamente em Cascavel. Além disso, não será permitida a entrada nos boxes com a presença do safety car na pista. Tudo isso deverá alterar o contexto da corrida. Estando forte ou não, se você encaixar uma estratégia boa pode se dar bem.”
Na GT4, os pilotos da Stuttgart Motorsport comandam a tabela com um pouco mais de folga. Tom Filho, com o 718 Cayman GT4 Clubsport, acumula 415 pontos, contra 410 de Jacques Quartiero e Danilo Dirani. É um respiro importante contra os 335 de Flávio Abrunhoza e André Moraes Júnior, os mais diretos perseguidores. Em Cascavel, Tom dividirá o carro com seu parceiro habitual, Luiz Landi, e com Marçal Müller, que correrá nos dois carros. A ausência de Landi em uma das etapas anteriores e o fato de Marçal correr na GT4 somente em etapas selecionadas explica a liderança isolada de Tom Filho.
Além dos três carros de competição, a Stuttgart colocará na pista de Cascavel um Porsche 911 Carrera T como Safety Car e um Porsche Taycan 4 Cross Turismo para atuar como Medical Car.
–
Fonte: LAP Press.
Foto: Rodrigo Guimarães