Stock Car – Em Buenos Aires, um circuito conhecido, pero no mucho
Para Andreas Mattheis, tudo será novidade na etapa argentina da Stock Car
O circo da Stock Car está na Argentina para a nona de doze etapas da temporada 2023. Apesar de a principal categoria brasileira já ter disputado cinco corridas em quatro fins de semana no autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires, o último deles em 2017, para o chefe da equipe Ipiranga Racing é como se fosse tudo novidade.
“Depois de seis anos voltamos e vamos correr no circuito 8, enquanto em 2017 usamos o circuito 9, que é bem diferente. Mas mesmo que estivéssemos correndo na mesma configuração de 2017, não há absolutamente nada em comum. O autódromo foi totalmente reasfaltado, foram refeitas as zebras. Para nós é um circuito novo, com um carro totalmente diferente daquele que tinha muito mais downforce, era mais leve que esse e usava pneus Pirelli (hoje os pneus são Hankook). É como se a gente estivesse correndo pela primeira vez aqui. O tempo para os pilotos e as equipes entenderem e se acertarem com a pista é relativamente pequeno, e aí está o desafio, que é ampliado pelo fato de termos outras categorias andando com compostos diferentes dos nossos, o que dificulta as coisas ainda mais. Principalmente quando isso ocorre antes da classificação ou antes da corrida. Vamos ao desafio!”, diz Andreas Mattheis.
Em 2017, Thiago Camilo estava estreando na Ipiranga Racing e disputando o título com Daniel Serra. Na corrida principal, Serrinha fez a pole position, Camilo largou em segundo e Felipe Fraga em terceiro. No resultado final, Fraga venceu, com Camilo em segundo e Serrinha em terceiro. A corrida 2 foi vencida por Rubens Barrichello, e Camilo pontuou em 10º. “Estamos entrando no terço final do campeonato e é fundamental sair de Buenos Aires com bons resultados para me manter na briga pelo campeonato. Tenho muita confiança em brigar pelo pódio aqui”.
Naquele ano Cesar Ramos estava na Blau Motorsport – ele veio para a Ipiranga em 2000 -, e mesmo largando em 27º pontuou nas duas corridas, chegando em 13º e 9º. “O cenário hoje é bem diferente para mim. Naquele ano eu estava em uma boa equipe, mas que estava debutando, e agora estou num time super consolidado, que me entrega um carro extremamente competitivo em todas as pistas. 2017 foi uma etapa um pouco tumultuada pela chuva, e mesmo assim eu pontuei nas duas provas, gosto do circuito, acho que se encaixa ao meu estilo de pilotagem. Estou bem otimista para esse fim de semana”.
–
Fonte: AK Press.
Foto: Hyset