Endurance Brasil – Trio da Stuttgart volta a ganhar e amplia liderança no Brasileiro de Endurance
Visconde, Maurício e Müller correm por nova vitória neste sábado em Goiânia
O trio da Stuttgart, formado por Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller, começou com o pé direito a rodada dupla deste final de semana em Goiânia, válida pela quarta e quinta etapas do Campeonato Brasileiro de Endurance. Com a vitória na corrida desta sexta-feira, o time ampliou a vantagem na classificação da categoria GT3 sobre a dupla Cacá Bueno-Ricardo Baptista, segunda a receber a bandeira quadriculada no Autódromo Ayrton Senna.
Foi a segunda vitória seguida, repetindo a conquista do Velopark. Com o forte calor antecipado pela meteorologia – termômetros acima dos 33 graus à sombra e 50 no asfalto -, os pilotos da Stuttgart cumpriram fielmente o plano de fazer uma corrida competitiva, mas ao mesmo tempo preservando o equipamento para o complemento da programação, quando as condições climáticas deverão ser ainda mais severas – a largada está marcada para as 14 horas, possivelmente no pico da temperatura nesta parte da Região Centro-Oeste.
Marçal foi o primeiro a ocupar o cockpit do Porsche 911 GT3 R e não precisou de mais do que duas voltas para subir de 6º no grid para a segunda posição. Visconde manteve o ritmo e Maurício sacramentou a vitória no terço final, depois da única intervenção do safety car. Assumiu a ponta com uma brilhante ultrapassagem sobre Átila Abreu e praticamente não foi mais incomodado, cruzando a linha de chegada cerca de 10 segundos antes de Cacá Bueno.
Depois da cerimônia no pódio, Visconde admitiu que o resultado pode ter excedido as expectativas da Stuttgart Motorsport. “Viemos para cá com o objetivo de ser competitivos, mas talvez tenhamos ido um pouco além. O carro estava superbom”, comentou. Segundo ele, alguns fatores foram fundamentais para o êxito. “Constância, deixar o carro em ordem, administrar temperatura, freios… É uma prova de resistência física e mecânica. E tínhamos de conservar o equipamento para amanhã. Foi um ótimo começo de fim de semana. Vamos ver se terminamos do mesmo jeito.”
Maurício afirmou que o treino classificatório abaixo do potencial da Stuttgart Motorsport foi compensado pela estratégia adotada e a performance dos pilotos. “Sabemos que o carro tem um desempenho melhor nas corridas. Em termos de posicionamento de pista, sempre estivemos bem colocados. Fomos bastante regulares e soubemos aproveitar as oportunidades para levar mais um caneco pra casa.”
Müller foi um dos destaques da prova ao ganhar quatro posições pouco depois que as luzes vermelhas foram apagadas. “Consegui imprimir um ritmo forte e me manter sempre próximo do Átila, em torno de seis ou sete décimos atrás. Depois meus companheiros fizeram um ótimo trabalho, tanto o Marcel quanto o Ricardinho. Esses pontos foram muito importantes para o campeonato”, observou.
A vitória na GT3 não foi o único motivo de comemoração da Stuttgart Motorsport em Goiânia. Na GT4, Jacques Quartiero-Danilo Dirani e Luís Landi-Marçal Müller-Tom Filho, ambas as formações com o Porsche Cayman GT4 Clubsport, chegaram respectivamente em 2º e 3º e registraram mais dois pódios para a equipe.
–
Fonte: LAP Press.
Foto: Rodrigo Ruiz